Slide

Pesquisar

quarta-feira, 19 de março de 2014

Tenório Júnior



Francisco Tenório Júnior
Foi um pianista brasileiro que desapareceu misteriosamente em Buenos Aires, na Argentina, no dia 27 de março de 1976, enquanto acompanhava os artistas Toquinho e Vinícius de Moraes em show naquele país. Na ocasião deixou no hotel um bilhete no qual estava escrito: Vou sair pra comprar cigarro e um remédio. Volto Logo. Nunca mais voltou.
Nascido e crescido no bairro das Laranjeiras no Rio de Janeiro foi considerado uma dos músicos mais importantes da bossa nova. Costumava apresentar-se no Beco das Garrafas, no Rio de Janeiro. Seu piano pode ser ouvido em álbuns antológicos da música brasileira como "É Samba Novo", de Edson Machado e "Vagamente", de Wanda Sá
Ele tinha 21 anos quando gravou seu primeiro e único disco Embalo, em 1964.
Cursou a Faculdade Nacional de Medicina enquanto se dedicava paralelamente ao piano, tornando-se nos anos 70 um dos profissionais brasileiros mais requisitados pelos artistas.
Em 1976 após um show em Buenos Aires onde acompanhava ao piano Vinicius de Moraes e Toquinho, Tenório Jr. ou Tenórinho, como era conhecido, desapareceu sem deixar rastros. Dez anos após o seu desaparecimento, Cláudio Vallejos, torturador e ex-integrante do serviço secreto da Marinha Argentina revelou à Revista Senhor, no Rio de Janeiro, que ele tinha sido abordado na rua por uma patrulha do regime militar e preso.
Sequestrado, torturado e morto com um tiro na cabeça, Francisco Tenório tinha 33 anos e deixou, na ocasião, quatro filhos e a esposa grávida de oito meses. A princípio não se sabia se ele estava em alguma prisão Argentina ou morto. Várias versões corriam como a citada pela cantora Elis Regina em entrevista dada a Folha de São Paulo em 3 de junho de 1979. , dizendo que ele havia sido visto no ano de 1977 em uma prisão em La Plata.
Porém o grupo Tortura Nunca Mais divulgou a versão mais confiável de que a morte de Tenório ocorreu em Março de 1976 em Buenos Aires
Logo após o desaparecimento de Tenório Jr. o cineasta Rogério Lima produziu um curta metragem chamado "Balada para Tenório" onde narrava o desaparecimento e entrevistava familiares e companheiros de Tenório Jr. Em 1986 quando Cláudio Vallejos veio ao Brasil e deu a reveladora entrevista para a Revista Senhor, a produtora Videcom de São Paulo, juntamente com Rogério Lima conseguiram gravar seu depoimento que foi usado como base para o documentário em vídeo "TENÓRIO Jr.?" que conta a tragédia ocorrida com este músico. Vallejos, denunciado por grupos de defesa de direitos humanos foi preso logo após a entrevista. O documentário teve sua estréia no Festival de Cinema e Vídeo do Rio de Janeiro na mesma semana em que Cláudio Vallejos era expulso do Brasil após  meses de prisão, sem contudo ter sido submetido a um processo.
Em 1996 o documentário "TENÓRIO Jr.?" foi atualizado com imagens de arquivo inéditas, reeditado e apresentado pela TV Cultura de São Paulo. Atualmente existe um projeto do cineasta Espanhol Fernando Trueba, de produzir um documentário de longa metragem sobre o desaparecimento de Tenório Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário