Slide

Pesquisar

segunda-feira, 10 de março de 2014

Ditinho



Benedito Pereira dos Santos, O Ditinho
1930 Viçosa, AL
2012 São Paulo SP
Instrumentista. Trombonista. Nascido em Alagoas mudou-se para a cidade de São Paulo com 20 anos de idade. Posteriormente foi morar na cidade de Londrina no Paraná e em 1960 retornou a São Paulo.
Iniciou a carreira artística em São Paulo, onde prosseguiu atuando depois de viver um tempo no Paraná. Integrou a orquestra do maestro Portinho, com a qual gravou a série de LPs "Fogo nos metais". Em 1964, participou da gravação do hoje clássico LP "Impacto" do saxofonista e flautista argentino Hector Costita. Em 1966, participou do LP "Octeto de Cesar Camargo Mariano", gravado na RGE por Cesar Camargo Mariano, participando nas faixas "Samblues", "Margarida B", "Barra limpa", e "Blues por Mancini", todas de Cesar Camargo Mariano; "Sambinha", de Cesar Camargo Mariano e Humberto Claybe; "Desafinado", de Newton Mendonça e Tom Jobim; "Champagne and quail", de Henri Mancini; "Vem", de Lula Freire e Marcos Valle; "Pra machucar meu coração", de Ary Barroso; "Menina flor", de Luiz Bonfá e Maria Helena Toledo, e "Triste amor impossível", de Luiz Carlos Paraná e Walter Santos. Em 1971, fez parte da orquestra de Portinho em mais um número da série "Fogo nos metais" no qual foram interpretadas as músicas "O cafona", de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle; "Pé de manacá", de Hervé Cordovil e Mariza Pinto Coelho; "Mas que doidice" e "Você abusou", de Antonio Carlos e Jocafi; "Ai! Que saudades da Amélia", de Ataulfo Alves e Mário Lago; "Tema de fogo nos metais", de Portinho; "Shirley Sexy", de Fred Falcão e Arnoldo Medeiros; "Odete", de Herivelto Martins e Dunga; Menina da ladeira", de João Só; "Esta noite serenou", de Hervé Cordovil; "Tema da "Gaiola de ouro", de Alfredo Borba, e um pout-porri com os sambas "Foi um rio que passou em minha vida", de Paulinho da Viola, e "Festa para um rei negro", de Zuzuca.  Em 1981, tocou trombone no LP "Exemplo", lançado de forma independente pelo cantor José Domingos. Em 1983, fez parte da orquestra regida pelo maestro Marcus Vinícius que gravou a trilha sonora para o filme "A próxima vítima", com direção de João Batista de Andrade. Com longa carreira tocou em diversas orquestras, tendo sido músico de estúdio e participado de inúmeras gravações de discos.

6 comentários:

  1. Morreu em São Paulo em 2012.

    ResponderExcluir
  2. Ditinho participou do naipe de trombones da Orquestra Osmar Milani-anos 60- ao lado de Edson Maciel, Biu, Renato Cauchioli, Francisco Serra e Gilberto Gagliardi.

    ResponderExcluir
  3. conheci ditinho quando eu tinha meus 18 anos e seu filho marcos pereira vulgo ticão, um grande amigos pai e filho....

    ResponderExcluir
  4. Ditinho pra mim era o vovô Dito.
    Sou a terceira neta dele!!!

    ResponderExcluir
  5. sou neta da segunda filha dele, orgulho do meu bisavô

    ResponderExcluir