Slide

Pesquisar

segunda-feira, 3 de março de 2014

Nelsinho



Nelson Martins dos Santos, O Nelsinho 

O texto abaixo foi encontrado no blog Trombone Atrevido
http://tromboneatrevido.blogspot.com.br

 Nelsinho do Trombone foi um músico muito completo, sua importância como arranjador foi imensa, devido aos seus trabalhos como diretor artístico nas gravadoras RCA Victor e Odeon. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 24 de novembro de 1927, onde veio a falecer em 16 de fevereiro de 1996. Filho de Tiburcio Martins dos Santos e Judith da Silveira Dutra, Nelsinho começou a sua carreira no exército, teve aulas com músicos como Gilberto Gagliardi. Tocava no Copacabana Palace Hotel, no Hotel Quitandinha e teve passagem pela rádio Mayrink Veiga, ficando lá por anos.
Um de seus grandes parceiros foi o jornalista e compositor Davi Nasser, porém, como arranjador e trombonista, realizou trabalhos com os principais artistas brasileiros da metade do século XX. Um de seus maiores trabalho está no LP “Gente da Antiga”, onde teve a oportunidade de acompanhar seu grande mestre Pixinguinha, além dos músicos, Dino 7 cordas, Nelson Sargento, João da Baiana e Clementina de Jesus. Neste disco, o solo de Nelsinho em “Roxa” é uma das principais obras primas do trombone brasileiro.
Ele tem em seu currículo várias gravações importantes, como a do LP “Brasil Bossa Nova”. No campo do choro, Nelsinho prestou uma bela homenagem a Candinho Trombone quando lançou em 1979 (ano do centenário de Candinho) o LP “Candinho na interpretação de Nelsinho”, uma das principais fontes com músicas do antigo mestre. Este disco causou certo rebuliço no universo do choro devido aos arrojos de harmonização.
Outros trabalhos importantes feitos por Nelsinho foram ao lado do grande Cartola, nos discos “Cartola”, “Verde que te quero Rosa” e “Cartola 70 anos’, já que os primeiros discos do grande sambista, lançados pela gravadora “Marcus Pereira”, tiveram Raul de Barros como trombonista. Os solos de Nelsinho em canções como “Minha”, “Não posso viver sem ela”, “Aconteceu”, “Sei chorar” e  “Senhora Tentação”, são de audição obrigatória para qualquer trombonista interessado em desenvolver a linguagem do samba.
Também gravou passagens célebres com Nelson Cavaquinho, dirigiu e arranjou músicas de Geraldo Pereira, Elizete Cardoso, Miltinho, Maysa, Clara Nunes, Altemar Dutra, Elza Soares, Chico Buarque, Nelson Gonçalves, João Nogueira, Ademilde Fonseca, Dalva de Oliveira, Clementina de Jesus, entre muitos outros. Tocou em diversas orquestras, como a “Fórmula Sete” com Márcio Montarroios, e a orquestra da Petrobrás, seu último trabalho antes de adoecer. Em sua vida ele foi casado com Esther Martins dos Santos e teve quatro filhos (Irene, Judith, Nelsinho e Wagner).

Um comentário:

  1. Fonte: http://tromboneatrevido.blogspot.com.br/2011/11/nelsinho-do-trombone-nelson-martins-dos.html

    ResponderExcluir