Slide

Pesquisar

terça-feira, 25 de março de 2014

Luizão Maia



Luiz de Oliveira da Costa Maia, O Luizão
Rio de Janeiro, 3 de abril de 1949 - Japão, 28 de janeiro de 2005
Foi um contrabaixista e compositor brasileiro. É pai do baixista Zé Luís Maia e tio do também baixista Arthur Maia.
Sua carreira iniciou-se em 1964, como contrabaixista do Rio Samba Trio. Nessa época, acompanhava artistas como Tânia Maria e Nelson Cavaquinho e atuava como músico de estúdio, apesar de sua pouca idade.
Assumiu o baixo elétrico como principal instrumento em 1966, quando integrou o grupo Fórmula 7. Em 1968, fez parte do conjunto A Brazuca, com o qual se apresentou em shows e festivais de música.
Bastante requisitado como músico de estúdio, foi convidado para acompanhar Elis Regina, com a qual tocou durante 13 anos. Nesse período, participou também de inúmeras gravações de artistas brasileiros, bem como de músicos internacionais do jazz fusion, como Lee Ritenour, George Benson e Toots Thielemans.
Destacou-se, no Brasil e no exterior, como ícone do samba no baixo elétrico, caracterizando-se pela criação de linhas de baixo próximas da percussão, com enorme riqueza rítmica.
A partir de 1974, iniciou uma turnê pelo mundo acompanhando Elis Regina e vários outros artistas brasileiros. Apresentou-se, com a cantora, no Teatro Olympia de Paris (França), em programas de TV na Alemanha (ao lado do compositor francês Michel Legrand) e no Montreux Jazz Festival (Suíça), seguindo para o Japão, onde tocou com Herbie Hancock, Wayne Shorter e Sadao Watanabe.
Integrou o grupo instrumental A Tampa, juntamente como Victor Biglione (guitarra), André Tandetta (bateria), Zé Luis de Oliveira (saxofone) e João Rebouças (teclados), apresentando-se em casas noturnas entre 1982 e 1983. Após a morte de Elis Regina, Luizão acompanhou o violonista e cantor Toquinho em turnê pela Itália.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário