Slide

Pesquisar

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Simonetti



Enrico Simonetti
Alassio, 29 de janeiro de 1924 – Roma, 28 de maio 1978
Foi um maestro, pianista e compositor italiano.
Viveu em São Paulo de 1952 até 1961, apresentando e tocando num popular show na TV Excelsior, chamado, justamente, "Simonetti Show", com Lolita Rodrigues, dirigido por um jovem estreante chamado Jô Soares. Quebrou um paradigma, pois os músicos também participavam ativamente dos vários quadros humorísticos, o que dava uma dinâmica até então inédita em programas musicais. Destacavam-se Edgar, na guitarra, Capacete no baixo acústico, e Bolão no saxofone.1 Compôs a música da mini-série Presença de Anita da Globo, do Hino do Distrito Federal não oficial e dos filmes Veneno (1953), Floradas na Serra (1954), Absolutamente Certo (1957) e Cara de Fogo para a Vera Cruz.

3 comentários:

  1. Meu nome é Adilson Salvador e trabalhei com o maestro Enrico Simonetti, como representante comercial (agenciador de bailes) e também participei nos textos de alguns Programas "Simonetti Show".
    Alguns dados estão imprecisos, não só neste caso, como no de outros músicos amigos meus, que procurarei retificar, como colaborador voluntário, ajudando a tornar esta sua louvável iniciativa uma verdadeira enciclopedia. Com sua permissão, é óbvio! O Maestro Simonetti chegou ao Brasil no Ano de 1949, a convite de Franco Zampari, para produzir música para os filmes da Vera Cruz e retornou à Itália em abril de 1963 (Possuo até a foto do seu bota-fora, no Aeroporto de Congonhas), a informação constante no Wikkipedia está errada. À partir daquele ano formou um trio com os Irmãos Pess (piano, baixo e guitarra) e atuava diariamente na Rádio Record, no "Programa só para mulheres" e à noite na boite Nick Bar. O seu primeiro disco gravado chamava-se "Escola de Danças". LP. de 10 polegadas, no qual de um lado ele dirigia uma pequena orquestra, com 4 músicas (Tea For Two" era uma delas) e do outro lado também uma pequena orquestra dirigina pelo trombonista Gilberto Gagliardi. Um disco raríssimo! Depois ele gravou um outro disco que chegou a fazer certo sucesso, executando dobrados com uma banda típica daquele gênero. Em 1955, ele gravou outro L.P. de 10" intitulado "Música nas Esferas" e posteriormente um L.P. d 12" denominado "Panorama Musical", todos pela etiqueta "Polydor". Depois disso todos os seus discos foram gravados pela RGE, onde ele foi diretor artístico. O primeiro disco foi "Brasil a Jato", seguiram-se os L.Ps. "É Disco que Eu Gosto" e "Samba 707" e uma série de discos de música erudita,"Música sob a luz da oração" e ainda outro que me lembro "Samba 990". Acompanhou vários cantores em inúmeras gravações, tais como Agostinho dos Santos, Maysa, Roberto Luna, Leny Eversong, Elza Laranjeira e outros. Participoude vários programas na TV Excelsior, entre eles os de Bibi Ferreira e o seu campeão de audiência "Simonetti Show" que era dirigido pelo José Bonifácio Coutinho, o Boni. Jô Soares substituiu o Boni durante cerca de três meses, durante uma enfermidade do Boni. No seu programa, os destaques, além da Lolita, eram os músicos Edgard, Capacete, Hector Costita, José Luiz Gilberto (Juquinha) e Mandrake. O Bolão só entrou para orquestra quando está passou para a batuta do Erlon Chaves. Manteve um grande grupo de músicos durante vários anos animando bailes e inclusive tocando na inauguração de Brasília, tendo composto para esse evento o tema "Brasília, capital da esperança". Seu último baile foi no final de março de 1963.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite sr Adilson, fico muito feliz e honrado por vc ter visitado o Blog e ter participado de momentos importantes da Musica Brasileira.E com certeza vou precisar de seu conhecimento, pois nesta época nem havia nascido.....rs, fique a vontade para esclarecer todos os erros que cometi e que venha a cometer nos posts, pois é muito dificil obter fotos e informações sobre os musicos, nosso país não tem memoria, mas mesmo assim eu vou em frente, meio que na contramão e agora mais do que nunca vou precisar de seus conhecimentos....abraços
      Nos falaremos no Facebook

      Excluir
    2. Prezado, conheço o Sr. Adilson Salvador, pessoa altamente capacitada para enriquecer este blog com seu vasto conhecimento da época de ouro das orquestras com seus componentes. Parabéns.

      Excluir