Slide

Pesquisar

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Zé Carlos Bigorna



Zé Carlos Bigorna
José Carlos Machado Ramos
5/8/1952 Porangaba, SP
Começou a estudar música aos nove anos de idade, no Conservatório de Música de Tatuí (SP), tocando flauta.
Aos 14 anos de idade, formou sua primeira banda, com a qual se apresentava em bailes, cantando e tocando saxofone.
Mudou-se para o Rio de Janeiro aos 20 anos, quando ganhou uma bolsa de estudo na Orquestra Sinfônica Brasileira, tendo tido aulas de flauta com Norton Morozowicz. Nessa época, apresentou-se na noite carioca e teve aulas com Paulo Moura.
Em 1978, formou o grupo Sambachoro, juntamente com Betinho Maciel (violão), Zé Paulo (bandolim), Romildo (contrabaixo), Carlinhos (pandeiro) e Canhoto (bateria). Nesse mesmo ano, gravou, com o grupo, o LP "Sambachoro", mais tarde relançado em CD. O disco foi muito bem recebido pela crítica.
Ao longo de sua carreira, atuou em gravações com diversos artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Roberto Carlos, João Bosco, Luís Melodia, Djavan, Ney Matogrosso, João Donato, Jorge Benjor, Egberto Gismonti, Marina, Alcione, Antonio Adolfo, Cássia Eller, Moraes Moreira, Seu Jorge (do Farofa Carioca), Pingarilho, Dom Um Romão e Marcio Faraco, entre outros.
Integrou a banda de Hermeto Pascoal durante quatro anos e acompanhou Edu Lobo, Gilberto Gil e Gal Costa em turnês nacionais e internacionais. Atuou com Luizão Maia e com o Azymuth. Apresentou-se em várias edições do Free Jazz Festival, ao lado de João Donato, Antonio Adolfo, Robertinho Silva e Moacir Santos.
Desde 1994, acompanha a banda Barão Vermelho em shows pelo Brasil e exterior.
Em 2000, participou do Festival Cuba Disco e da gravação disco "Street Angels", interpretando, ao lado de Fernando Moraes, a composição "Porangaba", de autoria de ambos. A faixa recebeu destaque na "Muzik", revista inglesa especializada.
No ano seguinte, atuou no Rock in Rio, com o Barão Vermelho.
Em 2002, participou da gravação do "Acústico Jorge Benjor", lançado em CD e DVD. Nesse mesmo ano, passou a apresentar-se semanalmente na Modern Sound, no Rio de Janeiro.

Zé Carlos Bigorna Sax

Zé Carlos Bigorna Flauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário