Slide

Pesquisar

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Abdias dos baixos



José Abdias de Farias, O Abdias dos baixos
Taperoá, 13 de outubro de 1933 — 3 de março de 1991
Foi acordeonista, cantor, compositor e produtor musical brasileiro.
Também conhecido apenas como Abdias dos baixos, foi casado com a cantora Marinês.
Nascido em Taperoá, cidade do interior da Paraíba, que dista 217 quilômetros da capital do estado João Pessoa, Abdias era filho de Alípio Maria da Conceição e Cecília Maria de Farias e recebeu seus primeiros ensinamento de toque na acordeão de oito baixos, sua marca, do pai ainda muito menino.
Com 12 anos, tocando acordeão, ingressou como solista na Rádio Difusora de Alagoas, local onde conheceu Marinês, sua futura esposa e parceira na música.
Quando tocavam em Propriá, Sergipe, a dupla foi vista por Luiz Gonzaga, que, na ocasião, convidou-os para integrarem sua comitiva. Por insistência de Marinês, que já fazia sucesso com o grupo Marinês e Sua Gente, no qual Abdias fazia parte, este resolveu seguir carreira solo com a sanfona de 8 Baixos.
Em 1960, pela Columbia, Abdias gravou, de sua autoria, "Quadrilha no arraiá", e, de Ari Monteiro, "Roedeira dor do amor". No mesmo ano, Marinês gravou, de sua autoria e de Zaccarias, o xote "Nova geração".
Em 1963, Marinês gravou, pela RCA Victor, de sua autoria e de João do Vale, a moda de roda "Balancero da Usina".
Como produtor, atuou junto do Trio Nordestino, de Jackson do Pandeiro e de Marines e sua Gente. O cantor e compositor paraibano Vital Farias compôs, em 1982, em parceria com Livardo Alves, a música "Forrófunfá (Abdias dos Oito Baixos)" em sua homenagem, que participou da gravação, tocando o seu famoso fole de oito baixos.
No LP "Meu Pai e a Sanfona", Abdias homenageou seu pai, considerado um dos maiores sanfoneiros de 8 Baixos do sertão da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário