Slide

Pesquisar

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Toninho Ferragutti



Antônio de Pádua Ferragutti, O Toninho Ferragutti
18/02/1959 Socorro, SP, Brasil.
Instrumentista, arranjador, compositor.
Aos sete anos de idade, Toninho começou a estudar música e acordeon com uma professora de Socorro, chamada Ondina Boneti. Logo em seguida, passou a ter aulas com seu pai e, depois, com um professor que passava regularmente por sua cidade, de quem lembra, apenas, do primeiro nome, aliás, igual ao seu: Antônio. Aprendeu muito, também, tocando em conjuntos de choro e de baile.
Quanto aos métodos de estudo que utilizava, Toninho Ferragutti diz que "infelizmente me lembro sim: eu estudava o Bona com meu pai e aberturas de óperas, além de exercícios específicos para o acordeon; mas o melhor de minha formação foi, sempre, o autodidatismo."
De tudo o que aprendeu, o que lhe ficou de mais útil e agradável foi "improvisar através do choro, primeiro floreando e, depois, sabendo gerar a tensão necessária da improvisação."
Toninho Ferragutti diz que as pessoas decisivas em sua formação musical foram "meu pai, que me apresentou a música, Hermeto Pascoal, por ser uma escola de música em que o poder gerado pelo academicismo é praticamente ausente e a iniciativa própria é validada a todo momento, Dominguinhos, a bossa nova, Bill Evans, e tantos outros, pela possibilidade da sofisticação e popularidade sempre andarem juntas."
Da importância do autodidatismo em sua formação, "aprendi a ver o que eu precisava estudar e ouvir; acho que isso você tem que aprender sozinho; aprender a buscar a informação e, não, simplesmente aprender sem, antes, questionar."
 Com Hermeto Pascoal, Dominguinhos e Gilberto Gil, Toninho Ferragutti ressalta que "aprendi a beleza e a sofisticação da cultura popular, e que cada pessoa pode criar a partir de si mesmo e que a extrema popularidade pode caminhar junto com a qualidade e a complexidade."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário