Slide

Pesquisar

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Jacques Klein



Jacques Klein
10.07.1930, Aracati, Ceará
12/10/1982, Rio de Janeiro, RJ.
Alberto Jacques Klein, pai de Jacques Klein, era músico, membro da Sociedade de Cultura Artística de Fortaleza, e foi um dos fundadores do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, até hoje a mais importante instituição de ensino da música clássica no Ceará.
Antes de estudar no Conservatório -- fundado quando tinha quase oito anos -- Jacques começou tocando de ouvido e tendo aulas particulares de piano. Aos cinco anos, já tocava peças simples do repertório erudito.
Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1940, e ingressou no Conservatório Brasileiro de Música. Foi aluno de Liddy Chiafarelli Mignone, e Lúcia Branco -- também professora de Tom Jobim.
Em algum momento de sua primeira formação, teve contato com o jazz, pelo qual se apaixonou. Aos 16 anos, já morando no Rio de Janeiro, para onde se mudara em 1940, criou um trio jazzístico com Dinarte Rodrigues (guitarrista, freqüentador do Sinatra-Farney Fan Clube -- um ponto de encontro de amantes do jazz no Rio de Janeiro), e Breno Porto, ou Breno Caldas, um baterista amador que não seguiu carreira.
Mas aos 18 anos retomou os estudos clássicos, e em seguida foi buscar aperfeiçoamento nos Estados Unidos e na Europa, onde teve como mestres William Kapell e Bruno Seidlhofer.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário