Slide

Pesquisar

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Senô



Senival Bezerra do Nascimento, O Senô
 Conhecido nos meios artisticos como maestro Senô,  ou simplismente  SENÔ,  SENIVAL BEZERRA DO NASCIMENTO  foi um músico, compositor e arranjador brasileiro.  Respeitado como um dos melhores saxofonistas do mundo e virtuoso trombonista. Tocou em diversas orquestra e bandas brasileiras  (entre elas Nelson  e  Leopoldo de Tupã), fazia arranjos para orquestras e bandas importantes.  Estudou música nos Estados Unidos. Lecionou em faculdades. Escreveu vários artigos para o "Jornal de Tupã", "Gazeta de Rinópolis" e Jornal "O Interior" com o pseudônimo de  professor Zanatas.  Fez várias apresentações no estrangeiro, como músico e como maestro. Era menbro da  da Maçonaria e da Amorc. Como rosa-cruz, foi mestre do Pronatus Rosa-cruz de Tupã. Amigo de todos, conselheiro  virtuoso, mestre de muitos.
 Senival Bezerra do Nascimento,  nasceu em Aguas Belas estado de Pernambuco em 11 de fevereiro de 1.932. Filho de Júlio Bezerra do Nascimento e de Josefa Pereira de Lima. Foi casado com a professora  Terezinha de Souza Bezerra  (que ainda reside em nossa cidade) e o casal teve cinco filhos.
 Senival  fez seus estudos no Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco da Universidade do Recife,  fez cursos  de Harmonia e Orquestração na Universidade de Boston (USA) e também cursou  Assuntos Jazisticos, Composição e Regência da International School; e Curso de Concepção Musical  e  Harmonia  Superior de Buenos Aires na Argentina.  Exerceu  profissionalmente  como Orquestrador, Musicista e Regente. Com várias músicas compostas e  jingles  gravados , detre os quais destacamos  Duda no Frevo,que faz parte da 4º movimento  da  "Suite  Nordestina" ,  gravada por várias orquestra e conjuntos como: Orquestra de José de Menezes, Quinteto Violado,   Spok Frevo Orquestra, Brazilian Trombone Ensemble,Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco, violonista Turibio Santo e  dentre outros  também por Altamiro Carrilho a peça musical Antologia da Flauta.  A  composição  Suite Nordestina, foi gravada e executada pela Orquestra Sinfónica de Paris.    Fez  arranjos para a Orquestra Sinfónica da Holanda  e  tem  gravada por ela duas composições suas:- Cântico nº 2  e  a  Valsa Rose.   Patrocinado pelo  Itamaratí e a Secretaria da Cultura e Turismo,  regeu a Orquestra Sinfónicaro da Espanha  e  México.  Foi Regente da  Orquestra Filarmónica de Recife e auxiliar da Orquestra Sinfónicac Brasileira.inado
Em 21 de outubro de 1.979 regeu a Orquestra  Sinfónica da Universidade do Paraná executando o concerto "Aquenaton"  (rei Egípcio) de sua autoria.
Foi  maestro e arranjador da  Leopoldo  e  Orquestra  Tupã.  Uma de suas ultimas composições e criação foi para  Orquestra Sinfónica em 3 movimento a qual foi  denominada  "As Luzes",  em homenagem à  Maçonaria.      Fazia  música ,  conforme sua necessidade do momento.  Ainda no ano de 1.980  sua música Regresso  foi  apresentada no  Teatro de Cultura  Artística, pelo Coral Infantil Municipal de Tupã, na programação do  "MOCESP". 
Gostava  mesmo de escrever músicas  para Orquestra Sinfónica,  nas mais variadas caracteristicas e nos mais variados sistemas, gostava ainda  de  música de Coral, principalmente quando ela fugia dos sistemas e modos tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário