Slide

Pesquisar

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Pascoal Meirelles




Pascoal de Souza Meirelles
Belo Horizonte, 11 de Setembro de 1944
É um baterista, percussionista, compositor e arranjador brasileiro.
Músico autodidata, começou a carreira de instrumentista tocando em bailes e casas noturnas de Belo Horizonte em 1962.
Dois anos depois, juntamente com o baixista Paulo Horta e com o pianista Helvius Vilela, forma o Tempo Trio, registrando um disco pela gravadora Odeon em 1965. O grupo atuou até 1967.
Em 1969, já morando no Rio de Janeiro, ingressou no grupo de Paulo Moura, onde tocou no primeiro show de retorno da cantora Maysa ao Brasil e seguiu em tour de um ano com a cantora. No conjunto de Osmar Milito inaugurou a casa "Number One". Com Ivan Lins acompanhou o cantor em shows e gravou dois LPs incluindo o sucesso "Madalena".
Durante a década de 1970, acompanhou a cantora Simone ao lado dos músicos Tenório Jr., Chiquito Braga, Fernando Leporace e João de Aquino, em tour de dois meses e meio pelo Canadá e Estados Unidos. Em 1972, acompanhou o cantor Wilson Simonal por três anos incluindo uma turnê pelo México. Em 1975, acompanha por 9 meses a cantora Elis Regina. Participou de gravações de Antonio Carlos e Jocafi, Wilson Simonal, César Costa Filho, Luiz Melodia, J. T. Meirelles, João Bosco, Roberto Ribeiro, Quarteto em Cy, Silvio César, Danilo Caymmi, Edu Lobo, Tom Jobim, entre outros. Em 1977, ganhou uma Bolsa de Estudos para a Berklee College of Music de Boston (EUA), sendo graduado quatro anos depois. Em seguida, entra para banda do cantor e compositor Gonzaguinha, com quem trabalharia durante doze anos.
Nos anos 80, fundou o grupo instrumental Cama de Gato, lançando seis discos. O Cama de Gato comemorou 25 anos de atividade ininterrupta em 2010
Em 1981, gravou o seu primeiro disco "Considerações a Respeito", seguido de "Tambá" (1983), "Anna" (1987), "Paula" (1992), "Considerações" (Coletânea dos três primeiros discos, (1996), "Forró Brabo" (1998) e "Quarenta" (2006) "Tributo à Art Blakey"(2007) " Ostinato" (2009).
Em 1985, participou das gravações dos discos "Malandro", trilha sonora do Filme Ópera do Malandro, de Ruy Guerra, com músicas de Chico Buarque; e do LP "Coração de Estudante", de Wagner Tiso.
Além de músico, Pascoal Meirelles é professor, tendo atuado em cursos de música em Brasília (DF), Ouro Preto (MG), Santa Maria (RS) e Boston (EUA). Atualmente (2011) é chefe do departamento de percussão da Universidade San Francisco de Quito-Berklee Network-Ecuador.
Tem um livro didático publicado: "A Bateria Musical" (2001, Irmãos Vitale) e um DVD "Triunvirato" - uma peça escrita para três bateristas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário