Slide

Pesquisar

sábado, 16 de janeiro de 2016

Pedrotti



Lineu Fernandes Pedrotti
Pedrotti é trombonista com uma formação bem completa, além de instrumentista é arranjador e compositor. Formou-se em Teoria, Harmonia e Composição pelo Centro Universitário, Conservatório de Música do Rio de Janeiro. Também estudou regência na FECORS, Federação de Coros do Rio Grande do Sul.
 Nasceu em Pelotas, Rio Grande do Sul, em 18 de outubro de 1933. Sua carreira começou na década 1950, quando ingressou na Rádio Gaúcha de Porto Alegre, onde permaneceu de 1957 até 1960. Em 1962, foi morar no Rio de Janeiro, trabalhando na TV Continental, na TV Rio, na TV Excelsior e na orquestra do maestro José Maria. Ficou bastante tempo contratado pela TV Tupi, de 1965 até o fim desta em 1979. Pela emissora trabalhou como maestro e arranjador do Festival de Carnaval, entre outros. Participou de programas como "A grande chance" e "Cassino do Chacrinha". Durante esse período, Pedrotti realizava shows em diversas casas noturnas.
Em 1971, lançou o LP "Pedrotti vai de samba na Sucata". O disco contém pot-pourris, sambas clássicos de músicos como Tom Jobim, Jorge Bem, Wilson Batista e João de Barro, além de uma música de sua autoria, chamada “Pedrotti Maluco”. O produtor Sargentelli ressalta o trabalho de pesquisa realizado por Pedrotti: “Eu, particularmente, levo fé nesse seu trabalho. Sobre tudo, porque se trata de mais um resultado após tantos anos de estudos e pesquisas. Este LP se constitui num extraordinário estímulo a um artista brasileiro que se projeta admiravelmente, sabendo das coisas...”
Em 1975, lançou o LP "Gafieira meu xodó", pela Discofam, interpretando músicas de Tom e Dito, João Nogueira e Paulo César Pinheiro, Paulinho da Viola, Benito di Paula, Noel Rosa de Oliveira, entre outros, com destaque a “Ná Glória” de Raul de Barros e Ari Santos e “Paraquedista”, de José Leocádio.
Foi regente da Orquestra Sinfônica da Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, em 1976 e 1977.  Neste período realizou shows no Café Concerto, em São Paulo e apresentações com sua orquestra no Hotel Sheraton no Chile, Uruguai, Paraguai, Argentina e Panamá, além de apresentações na cidade argentina de Mar Del Plata durante a realização da Copa do Mundo de futebol de 1978, compondo um jingle para o evento. Trabalhou na TV Vitória no Espírito e compôs outro jingle para a Copa do Mundo da Espanha, em 1982. Escreveu sambas enredo para escola de Samba da cidade de Pelotas.
Em 1997, recebeu uma homenagem da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, com diploma e placa. Escreveu a trilha sonora dos filmes "Tudo é Brasil", de Rogério Sgarzela, e "Açorianos", de David Quintas. Criou a Orquestra Escola Missioneira em 1999, se apresentando com orquestra e coro no Teatro SESC, na cidade de Ijuí, no Rio Grande do Sul. O Maestro Pedrotti gravou ao todo oito discos, em mais de 50 anos de carreira.
fonte: http://tromboneatrevido.blogspot.com.br/2011/11/maestro-pedrotti-lineu-fernandes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário