Slide

Pesquisar

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Waldemiro Lemke



Waldemiro Lemke
1924-2010
Nascido em Joinville (SC), numa família de músicos, ele aprendeu ainda garoto a tocar violino. Morou em Blumenau (SC), onde conheceu a mulher, Ingeborg, e depois em Santos (SP). Lá, tocou num cassino da Ilha Porchat.
Quando se mudou para SP, Waldemiro assumiu o contrabaixo num grupo de jazz.
Trabalhou nas TVs Paulista, Excelsior e Cultura, foi jurado num programa da rádio Nacional apresentado pela Hebe, e aí se tornou maestro.
Nos anos 60 e 70, teve a Waldemiro Lemke Coral e Cordas, uma orquestra de baile com mais de 30 integrantes que se apresentava por SP, Minas e Paraná.
Brincava que era o campeão das formaturas. Mas quando elas foram tomadas pelas aparelhagens eletrônicas, a orquestra se desfez.
A partir daí, trabalhou para a Copacabana Discos, fazendo arranjos para Jair Rodrigues, Chitãozinho & Chororó, Zezé Di Camargo & Luciano, entre muitos outros.
 

2 comentários:

  1. Stravinsky, era o contrabaixista acústico da Orquestra da Rádio Nacional de S. Paulo, anos 50.

    ResponderExcluir
  2. Na época em que atuou como contrabaixista da Nacional, Lemke começou a dar seu primeiros passos (e compassos) como maestro, fazendo arranjos e regendo a própria orquestra da emissora. Atuou com desenvoltura no programa da Nacional intitulado "Quando os maestros se encontram", um musical da mais alta categoria. Passou a atuar em bailes no início dos anos 60, inicialmente dirigindo a Orquestra Olido em substituição ao Adolar Lucio que havia falecido. A seguir, a orquestra passou a atuar com o seu nome, após o cumprimento dos contratos que levavam o nome Olido.

    ResponderExcluir