Slide

Pesquisar

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Alvaro do Violão Tenor



Álvaro do Violão Tenor
Álvaro Brochado Hilsdorf iniciou sua carreira artística tocando violão, bandolim, banjo e posteriormente violão tenor, instrumento que o levou a ficar conhecido no meio musical como “Álvaro do Violão Tenor”.
Álvaro começou sua carreira tocando violão juntamente com Augusto Moreno e acompanhando o cantor Euclides Alves no serviço de alto-falantes Primavera de Rio Claro; partindo da Rádio Jornal Primavera e da Rádio Clube de Rio Claro, posteriormente ganhou glórias através das emissoras paulistas e cariocas, tendo excursionado por estados brasileiros.
Foi grande amigo de Aníbal Augusto Sardinha, o "Garoto", com o qual tocou muitas vezes. Durante suas vidas fizeram um curioso pacto: ao falecimento de um dos companheiros, o outro gravaria um LP em homenagem ao amigo falecido. Após o falecimento de Garoto, Álvaro o homenageou em seu segundo álbum, com o choro intitulado "Exaltação a Garoto".
Durante toda sua vida e carreira, gozou de enorme prestígio e respeito na classe musical. Seus colegas o admiravam como instrumentista e como exemplar figura humana que sempre foi.
Este respeito dos colegas o levou, por exemplo, a ser convidado para fazer a abertura de um show que reunia a nata do chorinho no Brasil contando com artistas como Altamiro Carrilho, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo, entre outros.
Sua primeira gravação foi um compacto duplo que na época era vendido a Cr$0,60 (sessenta centavos de Cruzeiro), mas foi avaliado por Vicente Leporace da Rádio Randeirantes em seu programa Laboratório Musical em Cr$2,00 (dois cruzeiros) valor bem superior ao de mercado na época.
O primeiro LP (segundo álbum), gravou com o regional de Evandro com participações de Martins no Acordeom, Arthur Athayde na flauta e Evandro no bandolim, LP gravado na gravadora Prodígio, de propriedade de Álvaro Hilsdorf.
O Segundo LP foi gravado pela CID, com o regional de Canhoto, com participações especiais de Abel Ferreira e Netinho.
O terceiro LP foi gravado igualmente pela CID com participações do regional de Canhoto e participação especial de Altamiro Carrilho, Paulo Sérgio, Netinho e Orlando Silveira.
O Quarto LP também gravado pela CID teve acompanhamento do regional de Evandro, com participação de Carlos Poyares na Flauta e de Evandro no Bandolim, sendo que duas faixas foram gravadas com participação do pianista Guilherme Vergueiro. Em 1986 , o trabalho e a pessoa de Álvaro deram razão a um programa especial do Projeto Minerva através de três emissoras de ondas curtas da rádio Bandeirantes.
Até 1955 as gravações em solo de violão tenor foram feitas por Garoto (Aníbal Augusto Sardinha) e depois dessa época por Álvaro Hilsdorf.
Seu primeiro CD (quinto álbum) saiu pela Brasidisc a convite do produtor Osmar Zan sob o título “Serestas com um Violão”, contendo 15 faixas.
Falecimento[editar]
Álvaro Brochado Hilsdorf, faleceu em São Carlos aos 74 anos no dia 25 de Dezembro de 1997, horas depois da ceia de Natal que havia passado junto a sua família: sua esposa Maria Arthur Hilsdorf, o primogênito Lupércio Arthur Hilsdorf, a filha Ligia Maria Arthur Hilsdorf e o caçula, Carlos Eduardo Arthur Hilsdorf.
Sua dignidade como ser humano exemplar e único, gera saudades em todos aqueles que o conheceram; bastava um minuto em sua presença para perceber a nobreza de seu espírito e a beleza de seu caráter, sua fina educação sempre foi reverenciada por todos os seus amigos e admiradores artísticos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário