Slide

Pesquisar

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Carramona



Albertino Inácio Pimentel, O Carramona
 12/4/1874 Rio de Janeiro, RJ
 6/8/1929 Rio de Janeiro, RJ
Compositor, Pistonista e Regente, nasceu no Rio de Janeiro em 12 de abril de 1874 e ali faleceu em 6 de agosto de 1926 (?). Músico extraordinário foi regente da Banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro – sucedendo Anacleto de Medeiros - e frequentador assíduo do rancho “Ameno Resedá”.
Naquele tempo o chamavam de Carramona. Segundo o site Cifrantiga, alguns pesquisadores dizem que era apelido, mas seu nome verdadeiro era Albertino Pimentel Carramona, e quando já estava no Corpo de Bombeiros, no boletim de 20 de novembro de 1903, pela ordem do dia Nº 116, foi mandado retificar em seus assentamentos o nome de Albertino Pimentel Carramona para Albertino Inácio Pimentel.
Foi protegido pela princesa Isabel pois, estando na Banda do Asilo dos Meninos Desvalidos, tocando um dia no Palácio Guanabara, a princesa ficou encantada pelo seu solo de trompete. Mandado vir a sua presença, notou que ele tinha uma das vistas vazadas e ordenou que ele fosse encaminhado a um oculista, que colocou uma prótese tão perfeita que não se notava o defeito.
Deixou produção volumosa, especialmente polcas, que depois foram incorporadas ao repertório dos choros.
Sua polca “Fantasia ao Luar” – que em diversas anotações ora aparece como “Fantasias do Luar” ou “Fantasia do Luar – ao que parece, segundo José Silas Xavier, só teve gravações na fase mecânica (Odeon e Columbia). Depois recebeu letra de Catulo da Paixão Cearense, que trocou o nome para “Tempo Ideal”, tornando-a canção. Tudo indica que era muito executada nas rodas de choro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário