Slide

Pesquisar

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Plínio Araújo



Plínio Araújo de Oliveira
Nasceu em 1921 Paraíba
O pai foi professor de música e regente de bandas. Ao lado de seus irmãos Severino Araújo (regente, clarinetista, instrumentista e compositor), Manuel Araújo (trombonista) José Araújo ou Zé Bodega (sax-tenor) e Jaime Araújo (saxofone), foi um dos fundadores e integrante da Orquestra Tabajara.
Em 1940, ao lado de Severino Araújo, participou da criação da Orquestra Tabajara, com a qual se apresentava na Rádio Tabajara, da Paraíba. Inicialmente, atuava como trompetista, logo depois, passou para a bateria.
No ano de 1945, Assis Chateaubriand contratou a orquestra como atração principal da Rádio Tupi. Por essa época, a orquestra também se apresentava em outras emissoras, tais como a Rádio Nacional, à convite do radialista Almirante.
No ano de 1951, integrando a Orquestra Tabajara, participou da inauguração da televisão no Brasil. A orquestra foi um das atrações da reinauguração da rádio Tupi e TV Tupi. Na ocasião, apresentou-se ao lado da orquestra americana de Tommy Dorsey. No ano de 1955 a orquestra foi contratada pela Rádio Nacional e apresentava-se regularmente na Rádio Mayrink Veiga. Por essa época, acompanhava vários artistas: Elizeth Cardoso, Marlene, Jamelão, Francisco Alves, entre outros.
Como integrante da Orquestra Tabajara realizou mais de 13.000 bailes em diversos palcos nacionais e internacionais. É considerada a a orquestra mais antiga em atividade no mundo.

Um comentário: