Slide

Pesquisar

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Ion Muniz



Ion Muniz
Ion de Porto Alegre Muniz
 19/6/1948 Rio de Janeiro, RJ
Instrumentista (saxofonista e flautista). Professor de Música. Escritor de livros didáticos.
Neto de Maria Muniz, atriz e personagem exponencial da radiofonia carioca, que durante décadas atuou como produtora e apresentadora nas Rádios Globo e MEC, além de apresentadora da TV Tupi.
Completou o ensino médio no CIEM (Centro Integrado de Ensino Médio) da Universidade Nacional de Brasília, com ênfase em formação musical. Nesse período teve como professores, entre outros, Cláudio Santoro (composição e regência), Yullo Brandão (estética), Rogério Duprat (harmonia) e Damiano Cozzela (percepção). Cursou o 1º ano de música da UNB sob a orientação dos mesmos professores. Obteve o Status de Master of Arts, lecionando na Sibelius Akatemia, em Helsinki (Finlândia). Integra o Conselho Administrativo e Pedagógico do Departamento de Jazz da mesma universidade. Sua formação inclui cursos de harmonia (com César Guerra Peixe) e percepção (com Ester Scliar), nos Seminários de Música Pró-Arte, em 1966 e 1967, aulas de sax (com Paulo Moura), no mesmo período, aulas com o compositor Ernest Widmer (análise do cenário da música contemporânea) e Walter Smetak (instrumentos exóticos e improvisação, durante o Festival de Inverno de Ouro Preto), em 1971, e aulas de técnicas de embocadura e emissão de som do saxofone (com Joe Allard, do New England Conservatory), em 1979.
Começou suas primeiras exibições públicas nas reuniões do Clube de Jazz e Bossa, apresentadas pelo crítico Ricardo Cravo Albin, realizadas aos sábados, entre 17:00 e 21:00 horas, em várias boates cariocas.
Iniciou sua carreira profissional em 1967, como integrante do Sexteto Vítor Assis Brasil.
Dois anos depois, participou do programa "Jovem Guarda", tocando e escrevendo arranjos para Erasmo Carlos e Wanderléa, entre outros artistas ligados ao movimento. Ainda em 1969, passou a integrar o Quarteto Edison Machado, com o qual realizou temporada de shows no Teatro Opinião, ao lado de Clementina de Jesus e Martinho da Vila.
Em 1970, apresentou-se no México, com Luiz Eça, participou da orquestra que atuou em shows de Maysa, sob direção do pianista, atuou com Gal Costa, e participou da gravação do LP "Obras", com o Quarteto Edison Machado, além de trabalhar regularmente como músico de estúdio da Phillips (atual Universal Music).
Em 1971, integrou um duo com Jards Macalé, com o qual se apresentou nas principais capitais do país, e realizou concertos com o Quarteto Edison Machado.
No ano seguinte, formou seu próprio grupo, com o pianista Tenório Jr. e Haroldo Mauro Jr. (atualmente professor na UNIRIO). Atuou, ainda em 1972, em gravações e shows de Ed Lincoln.
Em 1973, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como músico de estúdio. Ainda nesse ano, participou de shows de Agostinho dos Santos e do Quinteto Edison Machado, gravou e assinou arranjos para Agostinho dos Santos, com quem participou do "Festival de Onda Nueva", em Caracas. Também em 1973, apresentou-se, no Rio de Janeiro, com Cartola, Nelson Gonçalves e Orlando Silva (Rio de Janeiro).
Em 1975, mudou-se para Nova York, onde foi convidado a participar do The Muse, centro de estudos de arte negra, patrocinado pela Federação Americana dos Músicos e pelo National Endowment for the Arts, tendo realizado a palestra "Influência da cultura afro-americana no folclore brasileiro" ("Comparison of the Brazillian Folklore and the African American Contribution"). Atuou em shows e gravações com Astrud Gilberto, Herbie Mann, Ron Carter, Jorge Dalto, Steve Gadd, Anthony Jackson, Joe Cuba, Claus Ogerman, Dom Salvador, Dom Um Romão, Walter Booker, Jimmy Cobb, Cecil McBee, Shunzo Ono, Onaje Allen Gumbs e Larry Willis, entre outros. Apresentou-se em diversos espaços como Village Gate, Mikell’s, Kennedy Center (Washington), Blue Note, SOB's, Sweet Basil, Town Hall e vários outros espaços.
Em 1983, retornou ao Brasil onde, até 1988, atuou com vários artistas, como Carlinhos Vergueiro, Lisa Ono, Nana Caymmi, Luiz Eça, Pepeu Gomes, Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil) e João Donato, além de prestar serviços à Rede Globo, como saxofonista.
Em 1988, mudou-se para Helsinki, Finlândia, onde lecionou saxofone, flauta e prática de conjunto no Oulukylan Konservatorio. Formou o Quarteto Ion Muniz, com o qual se apresentou-se em Helsinki e excursionou por todo o país.
Em 1989, foi convidado para lecionar na Sibelius Akatemia, onde lhe foram conferidas as responsabilidades de Lehtori (Master of Arts), exercendo a função de professor de saxofone, flauta, trompete e prática de conjunto. Em seguida, passou a integrar o Conselho Administrativo e Pedagógico do Departamento de Jazz da mesma universidade. Escreveu, nessa mesma época, o livro "Functional improvisation technique", editado pela Sibelius Akatemia e publicado pela VAPK (Central Government Press), trabalhou com a Orquestra da Fundação UMO, apresentou=se com o saxofonista Jimmy Heath, e gravou o CD "Brazilian Nights", com o violonista Jarko Toivonen.

2 comentários:

  1. Ion faleceu em 30-08-2009.

    Billy Magno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita Correção, Billy. Ion Faleceu Na Data Que Você Mencionou. Abraços!

      Excluir