Slide

Pesquisar

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Pipper



Carlos Pipper
04/10/1934
Maestro, Arranjador, Saxofonista, Trompetista
Nascido em Buenos Aires - Argentina, Descendente de uma familia de musicos, ja aos 8 anos, iniciou curso de solfejo.
Seus familiares faziam parte de um circo, onde o Menino Pipper passou sua infancia encantando platéias com seus solos de clarinete.
Em 1957 fixou residencia em São Paulo atuando como componente da orquestra de Simonetti. Pela sua destacada atuação, foi convidado pela Philips para trabalhar como arranjador.
Faleceu em 11 de julho de 1973, num acidente aéreo proximo de orly na França, Morreu também nesse desastre o cantor Agostinho do Santos.
 

2 comentários:

  1. Juan Carlos Iglesias (Carlos Pipper) Atuou com grande destaque cerca de 5 anos na orquestra de Enrico Simonetti. Além do sax-tenor ele também se destacou como flautista, oboista e arranjador. Com a volta de Simonetti para a Itália, ele resolveu montar a sua própria orquestra a qual eu acompanhei desde os primeiros ensaios.

    ResponderExcluir
  2. No início a orquestra era formada pelos seguintes músicos:- Saxes - Eduardo Pecci (Lambarí) (alto), Carlos Alberto D'Alcântara, Walter Ferreira Godinho e Pipper (tenores) e Apóstolo Secco (Bauru) (barítono) que no ano seguinte foi substituido pelo Palito; Trombones - Severino Gomes da Silva (Bill), Benedito Pereira dos Santos (Ditinho), Arlindo Bonadio e Iram Fortuna (algumas vezes o Raul de Souza aparecia para umas canjas, inclusive na primeira gravação; Trompetes - Sebastião José Gilberto (Botinão), Dorival Auriani (Buda) (pouco tempo depois substituido pelo seu irmão Geraldo (Felpudo), Oswaldo Kaslauskas (Ferrugem), Adalto Cordeiro de Oliveira (Broegas) e o proprio Pipper. Com o tempo entraram em substituição a estes Gentil Contesini e Edgar Batista da Luz (Capitão); Guitarra - Luiz de Andrade (Boneca) e depois Heraldo do Monte, Aires dos Santos e João de Deus; Contra Baixo - Roberto Braulio Haas Azevedo e depois Gabriel Bahlis; Bateria - Dirceu Simões (nos primeiros ensaios o baterista era o Carlos Arruda (Arrudão), pore como ele não era um bom leitor e o Pipper escrevia convenções mil, ele desistiu cedendo o seu lugar ao Xuxu); Percussão - Hermes Contesini (Tumbadora), Evanir do Nascimento (Mandrake) (Bongô) e Zezeinho (pandeiro). Por um curto período o José Ferreira Godinho (Casé) também participou da orquestra. Todos os músicos que participaram dessa banda relembram até hoje, com saudade, os sensacionais arranjos do argentino.

    ResponderExcluir