Slide

Pesquisar

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Paulinho Trompete



Paulo Roberto de Oliveira, O Paulinho Trompete
 30/5/1950 Rio de Janeiro, RJ
Instrumentista (trompetista).
Aos oito anos de idade, ganhou de sua mãe o primeiro trompete e começou a tocar na igreja. Aos 13 anos, apresentou-se no programa do Chacrinha, permanecendo durante um ano no trono, como Melhor Instrumentista Mirim.
Iniciou sua carreira profissional aos 16 anos de idade, atuando em bailes com várias bandas, como Ed Lincoln, Os Devaneiros, Laffayete, Som 7 e Cry Baby.
Ao lado de Edison Machado, Idriss Sulyvan e Tânia Maria, tocou no exterior em vários clubes e teatros, com destaque para o Olympia de Paris e o Carnegie Hall de Nova York. Atuou também com artistas internacionais, como Dexter Gordon, Dizzy Gillespie, Jimmy Smith, Ray Charles e Chet Baker, em Nova York.
Ao longo de sua trajetória, participou de gravações com Chico Buarque, Leny Andrade, Gal Costa, Nana Caymmi, Alcione, Gilberto Gil, Azymuth, Emílio Santiago, João Nogueira, Cazuza, Barão Vermelho, Adriana Calcanhoto, Cauby Peixoto, João de Aquino, Daniela Mercury e Clara Moreno, entre outros artistas.
Em 1990, lançou o LP "Um sopro de Brasil", que contou com a participação de outros instrumentistas, como Mauro Senise, Raul Mascarenhas, Rick Pantoja, Jorjão Barreto, Serginho Trombone, Guilherme Dias Gomes, Ricardo Silveira, Mamão (do grupo Azymuth), Jurim Moreira e outros. O disco foi lançado no mercado internacional, pelo selo Lath Jazz, da Sony Music.
Participou do Free Jaz Festival, com a Banda Brasil All Stars, em 1995, e com sua própria banda, em 1996.
Lançou, em 1996, o CD "Um sopro de Brasil", que teve a participação de Raphael Rabello e do grupo Os Cariocas.
Atuou, como compositor, arranjador e instrumentista,, em vários especiais da TV Globo, como "Som Brasil", "Criança Esperança", "Gonzaguinha", Elis Regina" e "Fama", entre outros.
Compôs o tema de abertura do programa "Studio Jazz" (TVE). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário