Slide

Pesquisar

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Carolina Cardoso de Menezes



Carolina Cardoso de Menezes Cavalcanti
Rio de Janeiro, 27 de maio de 1916 - 31 de dezembro de 1999
Foi uma compositora e pianista brasileira.
Carolina teve suas primeiras lições de piano com seus pais, Osvaldo Cardoso de Menezes e Dona Sinhá. A partir dos 13 anos de idade, passou a estudar o instrumento com Zaíra Braga, aperfeiçoando-se posteriormente com os professores Gabriel de Almeida e Paulino Chaves. Teve também a oportunidade de conhecer Chiquinha Gonzaga, com quem teve algumas aulas.
Formou-se pelo Instituto Nacional de Música em teoria musical e solfejo, seguindo os estudos em harmonia com seu primo Newton Pádua .
Tornou-se famosa graças ao rádio, onde começou em 1930 e tocou como pianista contatada de várias emissoras, como as rádios Tupi, Educadora e Mayrink Veiga. Nas rádios, acompanhava como instrumentista os mais célebres cantores da época ou como integrante de formações instrumentais ou orquestras. Lançou também inúmeros discos solo - o primeiro em 1931, com composições de grandes artistas nacionais, além de suas próprias composições. Sua última gravação lançada comercialmente foi realizada em 1999.
Era especialista em choros e sambas, executando-os em arranjos considerados ousados e modernos para a época. Incorporou diversos ritmos, do foxtrot ao rock'n roll, apresentando-se até no ano de sua morte. Pouco antes de morrer, revelou-se "desapontada" por não haver sido convidada para exibir-se na minissérie de TV Chiquinha Gonzaga, da rede Globo .  

Um comentário:

  1. CAROLINA CARDOSO DE ALMEIDA TAMBÉM TRABALHOU NA RÁDIO NACIONAL RIO E TNHA UM PROGRAMA NA "HORA DO ALMOÇO", COM O VIOLINISTA FAFÁ LEMOS. VIVI ESTA ÉPOCA. OBRIGADO.

    ResponderExcluir