Slide

Pesquisar

domingo, 27 de julho de 2014

Edson Maciel



Edson Maciel Palmeira
 Belo Horizonte, MG
Instrumentista (trombonista). Compositor.
Filho de músico. Irmão do também trombonista Ed Maciel (Edmundo Maciel).
A partir de 1940, fixou residência no Rio de Janeiro.
Tem seu nome ligado à criação da moderna música instrumental brasileira, com forte atuação no Beco das Garrafas, no Rio, na década de 1950.
Tocando trombone de vara, formou com Raul de Souza a dupla de trombonistas mais requisitada pelos líderes de conjuntos instrumentais da década de 1960, período em que atuou, em shows e gravações, com Antonio Adolfo, Dom Salvador, Dom Um Romão, Edison Machado, Eumir Deodato, João Donato, Sergio Mendes, Victor Assis Brasil, Tenório Jr. e a Orquestra Tabajara, entre vários outros. De sua discografia constam participações em discos antológicos da área instrumental, entre os quais “Embalo” (Tenório Jr. e seu Conjunto, 1964), “É Samba Novo” (Edson Machado, 1964), “Novas Estruturas” (Luis Carlos Vinhas, 1964), “Dom Um” (Dom Um Romão, 1964), “Você não ouviu nada!” (Sergio Mendes & Bossa Rio, 1964), “Turma do Bom Balanço” (Dom Salvador, 1964) e “Ataque” (Eumir Deodato & Os Catedráticos, 1965).
É autor do tema “Mr. Keller”, da trilha sonora do documentário “Trindade – Curto caminho longo”, de Tânia Quaresma e Luiz Keller.
A partir dos anos 1970, teve forte atuação como músico de estúdio, ao lado de inúmeros artistas, como Alceu Valença, Chico Buarque, Edu Lobo, Francis Hime, Marcos Valle, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Wagner Tiso, Zé Menezes, e outros.

5 comentários:

  1. Improvisador fantástico- Gravou com Maysa e Orquestra Osmar Milani-1956

    ResponderExcluir
  2. Também conhecido no meio como Maciel Maluco (1922-1992), ex membro da orquestra da TV Globo.

    Billy Magno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo dados colhidos com familiares sua data de nascimento é 24 de maio 1929.

      Excluir
  3. Um mestre em seu instrumento, Maciel empolgava os ouvintes com seu som diferenciado e uma desenvoltura própria ao frasear. Um trombone brasileiro a encantar os amantes do jazz mundo a fora.

    ResponderExcluir
  4. Eu era garoto ainda quando ouvi falar de Edson Maciel

    ResponderExcluir