POR AQUI DESFILARÃO VERDADEIROS GENIOS DA MÚSICA INSTRUMENTAL DO BRASIL DE TODOS OS TEMPOS , ATRAVÉS DESTE BLOG VOCES CONHECERÃO GRANDES INSTRUMENTISTAS, SOLISTAS, IMPROVISADORES, COMPOSITORES, ARRANJADORES, HARMONIZADORES, AQUELES QUE HÁ UM SÉCULO E QUE COM SEUS INSTRUMENTOS FIZERAM O BRASIL DANÇAR, SORRIR, CHORAR, PULAR AO SOM DAS MAIS BELAS INTERPRETAÇÕES. BEM, AGORA É SÓ NO PLAY E VIVA O MUSICO BRASILEIRO
Slide
Pesquisar
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
William Fourneau
William Fourneau
William Fourneau foi um músico brasileiro. Nos anos 40 e 50 foi a maior atração da famosa orquestra de Georges Henry nos primeiros anos de televisão no Brasil. Artista de grande talento, William Fourneau era exímio assoviador e cantava em programas musicais de televisão no início da década de 60. Tornou-se conhecido como "o homem de sete instrumentos", tal a habilidade que demonstrava em suas apresentações. Contratado das Emissoras Unidas, de Paulo Machado de Carvalho, integradas pela TV Record, Rádios Record, Panamericana e São Paulo. William tinha seus discos gravados pela RGE.
William Fourneau tinha um talento musical invulgar: ele era dotado do que os profissionais da música chamam de "ouvido absoluto", tocava piano e reproduzia qualquer coisa ouvida com melodia e harmonia perfeitas sem nunca ter aprendido música. O que mais chamava a atenção de todas as suas habilidades era um assobio virtuosístico; sem falar de outros talentos excepcionais como o de imitador, humorista, bailarino leve (com seus 130 quilos). Depois da morte dos seus pais ele viveu muitos anos com duas tias solteiras que tomavam conta dele como se tivesse sido filho delas.
Quando Georges Henry foi contratado para ir com sua orquestra numa boate de Paris em 1956, ele recusou o convite de acompanhar o maestro alegando não poder abandonar suas tias, seus hábitos e seus amigos brasileiros por sentir instintivamente que não voltaria mais para o Brasil. Tendo ficado no Brasil, ele continuou uma carreira mais modesta, tocando um pouco por prazer, um pouco recebendo pequenas compensações.
Maestro Georges Henry: "Muitas e muitos lembram de William Fourneaut que foi a principal atração de minha orquestra brasileira dos anos 40 e 50. William era um fenômeno musical. Gordo, era leve como uma pluma quando dançava. Cantava e imitava todos os cantores líricos ou populares. Tocava piano sem ter estudado - e como tocava! Assobiava como se seu assobio fosse um instrumento tocado com a virtuosidade e o bom gosto de um verdadeiro musico.
William Fourneau faleceu em São Paulo com menos de 50 anos de idade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fantástico artista ! Pena que o tempo o tenha levado tão cedo !
ResponderExcluirTRABALHEI COM ELE NA PARTE TECNICA DE PA E MESA DE SOM FOI MEU PRIMEIRO CONTATO COM A MUSICA APRENDI MUITAS ATVIDADES COM ELE FIQUEI TRABALHANDO NA ORQUESTRA DELE ATE SUA MORTE NOS ANOS 70 ME TORNEI BATERISTA PELA INFLUENCIA DELE SAUDADES DELE GRANDE MUSICO LAZARO GUIDO EX BANDAS DE BAILE COMO BATERISTA EX VIUVA VELVET E BANDA TIROTEIO GRATIDAO DESSA EPOCA EU TINHA 17 ANOS HOJE TENHO 66 ANOS GRATIDAO A TODOS
ResponderExcluir