Slide

Pesquisar

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Bandeirante




Edhir Izzi Lins, O Bandeirante
Nasceu em 16/09/1923 na cidade de Rio Claro no estado de São Paulo.Iniciou seus estudos
de violão aos quinze anos, já morando na capital paulista. Seus progressos no instrumento fora vertiginosos, a ponto de faze-lo abandonar os estudos e de ingressar na Aeronáutica.
Já em 1940, apresenta-se nas rádios Record e Piratininga, em São Paulo e, dois anos depois, acompanha nomes famosos como Francisco Alves, Carlos Galhardo Orlando Silva a Vicente Celestino. Em 1943 ingressa na orquestra do maestro J. França e é a partir desta época que surge seu interesse em desenvolver um método diferente para o ensino do violão. Este processo viria a ser conhecido mais tarde pelo nome de cifras.1945 é o ano em que Bandeirante se fixa na cidade do Rio de Janeiro, indo trabalhar em lugares como o Cassino da Urca; Hotel Quitandinha; Boates Casablanca e Nigth and Day, junto a orquestras dirigidas por Vicente Paiva, George Brass e Waldemar Szpillman e conjuntos como os de Djalma Ferreira e o Milionários do ritmo e o de Waldyr Calmon.
 A partir de 1951, organiza seu próprio conjunto “Bandeirante e seus Melódicos” e passa a atuar em bailes e em shows em casas noturnas. Integra o quadro da gravadora Rádio em 1952 onde grava, com seu conjunto, o Lp 10 pol “Ritmos melódicos no 2” e participa do Lp “Chorinhos” como violonista. Além do violão, Bandeirante executava com maestria o Cavaquinho, a Guitarra Havaiana, a Guitarra Elétrica, a Viola Americana e a Celesta. Foi grande amigo do notável multiinstrumentista Aníbal Augusto Sardinha (Garoto), a quem dedicou seu melhor trabalho didático: “Teoria, cifras e violão, acordeon, piano”. Além deste trabalho revolucionário, datado de 1957, onde apresenta os acordes dissonantes e elementos de harmonia funcional, ele possui “ABC do Violão”, este na verdade sendo seu primeiro trabalho, datado de 1955, onde pela primeira vez se apresenta o método de cifras e vários outros como “Harmonilandia”, “Ritmolandia” e “Cifrasolo”. Suas atividades didáticas se intensificaram na década de 60, com a consolidação da Bossa nova. Dentre seus alunos destacamos Carlos Lyra e Candinho.Não por coincidência, estes dois também foram alunos de Garoto...Pode-se dizer que Bandeirante introduziu o ensino por cifras no Brasil.
Bandeirante atuou de forma intensa em rádios como a Guanabara, Mauá e Tupy e excursionou ao Uruguai, Argentina e Chile.
Gravou na Sinter dois 78 RPM com seu conjunto apresentando quatrocomposições suas:
 “Lembranças”, “Sahara”, “Rumo a Suíça” e “Ibéria”.

7 comentários:

  1. Agradeço muito aqui ao Blog O Ponto dos Músicos pela matéria sobre o meu pai. Fica aí o registro de um artista incrível e único, pouco reconhecido como tantos neste país. Saudações! Suely Rocha Lins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Suely,

      Venho a muito tempo tentando achar as obras que seu pai deixou, porém é muito difícil de encontrá-las.

      Se você souber como eu poderia compartilhar estas raridades seria possível repassar alguma informação para mim?

      Muito obrigado pela generosidade.

      neto1953@gmail.com

      Excluir
    2. Prezada Suely, nos anos 60 comprei o método "Cifras e Violão, Piano e Acordeon" escrito por seu pai. Acontece que me roubaram as páginas que continham o diagrama dos acordes de violão. Até hoje 'choro' essa perda. O método é excelente. Será que eu teria a sorte de você conseguir cópias dessas páginas para mim? Meu email é lmarcoswal@gmail.com Estou rezando para que queira e possa me ajudar. Obrigado.

      Excluir
  2. Eu que agradeço vc, por prestigiar o blog, e este é apenas um pequeno registro. Pois não é nem de longe o que seu pai merece pelo que fez pela música Brasileira..
    Muito obrigado....ah se puder colaborar com fotos ou informações, agradeço
    pois é extremamente dificil obter informações sobre os músicos

    ResponderExcluir
  3. Prezada Suely, nos anos 60 comprei o método "Cifras e Violão, Piano e Acordeon" escrito por seu pai. Acontece que me roubaram as páginas que continham o diagrama dos acordes de violão. Até hoje 'choro' essa perda. O método é excelente. Será que eu teria a sorte de você conseguir cópias dessas páginas para mim? Meu email é lmarcoswal@gmail.com Estou rezando para que queira e possa me ajudar. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Luiz Marcos, obrigada pelo elogio ao meu pai. Concordo, ele era simplesmente brilhante. Eu não posso ajudá-lo, mas acredito que meu irmão pode. Já enviei sua mensagem e solicitação para ele. Peço por gentileza aguardar o retorno. O nome dele é Ricardo Rocha Lins. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Suely! Sou o Jorge Mello, biógrafo do Garoto, que foi grande amigo de seu pai. Gostaria de ter mais informações sobre seu pai, de quem sou grande admirador. Deixo abaixo meu email, o qual você pode passar para o seu irmão. Muito grato,
    Jorge.
    jorgecarvalhodemello@gmail.com

    ResponderExcluir