Slide

Pesquisar

sábado, 24 de janeiro de 2015

Mutinho



Lupicínio Moraes Rodrigues, O Mutinho
Baterista e compositor, nascido em Porto Alegre em 4 de fevereiro de 1941, sobrinho do grande Lupicínio Rodrigues.
Compositor de inúmeras canções, possuindo diversos parceiros como Vinicius de Moraes e Toquinho. É considerado como interprete de Caetano Veloso devido sua voz ser parecida com a dele.
Em 1968 ocorreu sua primeira apresentação internacional em Buenos Aires. Em seguida, foi para o Rio de Janeiro convidado pela pianista Tania Maria, famosa nos Estados Unidos, onde reside até hoje, para tocar em São Paulo na Catedral do Samba. Posteriormente formou um grupo musical com o guitarrista Macumbinha e passaram a acompanhar artistas como: Elis Regina, Pery Ribeiro, Leny Andrade e outros.
No término de 1972, foi convidado para acompanhar Vinicius de Moraes e Toquinho, junto com o Quarteto em Cy, no Segundo Circuito Universitário no Rio de Janeiro.
Acompanhando Vinícius e Toquinho, apresentou-se no Uruguai, Argentina, Equador, México e Venezuela. Em 1976 em turnê pela Europa, ao lado de Vinicius, Toquinho e Maria Creuza, apresentou-se no Olimpya de Paris e no Sistina de Roma.
Em 1977, acompanhou as estrelas Tom Jobim, Vinícius, Toquinho e Miucha em temporada de 8 meses no Canecão, Rio de Janeiro. Em razão do sucesso o espetáculo estendeu-se para outros países: Argentina (Buenos Aires); França (Paris); Itália (Roma, Milão, Firenze) chegando até ao oriente médio.
Foram feitas outras turnês pelos países da Europa, pelas Américas e Oriente, sendo que no Japão gravaram discos com Sadao Watanabe.
Após o falecimento de Vinícius de Moraes, Mutinho acompanhou Toquinho até 1996.
Apresenta-se atualmente no Piano-Bar "Baretto" em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário