Slide

Pesquisar

domingo, 13 de novembro de 2016

Arnaldo Baptista 



Arnaldo Dias Baptista 
São Paulo, 6 de julho de 1948
Sua carreira musical tem início em 1962, quando ele forma com seu irmão Cláudio César o grupo The Thunders. Em 1966, convida seu outro irmão, Sérgio Dias, a se juntar ao grupo Six Sided Rockers, que já contava com a presença de Rita Lee.[2] O grupo daria origem aos Mutantes. Ali ele desenvolve seus talentos de compositor e arranjador e desfrutou de boa fama e relativo sucesso financeiro. Integrando a banda de rock mais prestigiada do país na época, teve acesso a instrumentos que a maioria dos músicos tinha dificuldade de adquirir do exterior. Arnaldo foi pioneiro ao trazer para o Brasil um órgão Hammond Porta-B, um amplificador rotatório Leslie e um exemplar de Mellotron, com o qual gravou o compacto Mande Um Abraço Pra Velha e o disco O A E O Z. Depois de problemas e brigas internas, ele sai da banda em 1973.
Tenta seguir carreira de produtor musical, mas o insucesso o motiva a tentar carreira solo. Lança Lóki?, em 1974, considerado seu melhor trabalho.
Em 1977, ele recusa o convite de seu irmão Sérgio para retornar ao Mutantes, formando o grupo Patrulha do Espaço.[1] O novo projeto não vai longe, apesar da gravação de um disco de estúdio, que só seria lançado parcialmente dez anos depois com o nome de Elo Perdido, assim como uma gravação ao vivo de um show da banda (Faremos Uma Noitada Excelente).[2] Arnaldo deixa a Patrulha em 1978.
Em 1982, Arnaldo lança Singin' Alone, gravado em 1981, obra calcada em rock experimental. No mesmo ano, ele é internado na ala psiquiátrica do Hospital do Servidor Público de São Paulo por razões que ele mesmo explica no documentário de 2008: "depois que me internaram da primeira vez, qualquer motivo era razão para me internar novamente".[2] Em depressão, de acordo com sua ex-mulher Martha Mellinger no documentário, Arnaldo tenta o suicídio, sofre um traumatismo craniano. Recupera-se pouco depois.
Arnaldo lança em 1987, pelo selo independente Baratos Afins, a gravação caseira Disco Voador. A gravação é feita em dois canais. Em 1989, os produtores Alex Antunes e Carlos Eduardo Miranda produziram o álbum tributo "Sanguinho Novo - Arnaldo Baptista Revisitado" com bandas como Sepultura, Ratos de Porão, Paulo Miklos, Fellini entre outros nomes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário