Slide

Pesquisar

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Broa - Hamilton Cruz




Hamilton Pereira Cruz, o Broa
O texto abaixo foi parcialmente extraido do Blog (http://riotintopb.blogspot.com.br/2013/05/hamilton-cruz-o-trompetista-de-rio.html), Pois não encontrei nada na rede sobre esse fantastico músico, portanto
amigos leitores, vcs que tem informações, fotos deste ou de outros musicos ignorados e subjugados pela midia, entrem em contato,  obrigado..

Hamilton Pereira Cruz
Nem somente de arengas pessoais e desavenças políticas viveu e vive a bela e pacata Rio Tinto nesses 57 anos de vida. Já que no apogeu econômico da fábrica, uma das coisas mais apoiadas e estimulada pelos Lundgren foi a música, a cidade terminou ganhando muito.
E entre os grandes presentes que ganhou – e até hoje a cidade é repleta de bons músicos -, destacou-se o grande trompetista Hamilton Cruz. Ele nasceu aqui bem perto dos nossos sítios de eucaliptos, para brilhar em palcos do Brasil e também do mundo inteiro.
Daqui ele saiu levado pela Orquestra Tabajara do maestro Severino Araújo, e exatamente depois de uma canjinha que deu durante o intervalo de um baile no Tênis Clubes.
Fez parte por um bom tempo também do conjunto musical do Rei Roberto Carlos (O RC7) e os mesmos elogios recebeu da Orquestra de Tommy Dorsey, numa das vezes que esta esteve no Brasil trazida pelo fundador e presidente dos Associados, Assis Charteaubriand.
Na sequência, Hamilton foi morar em Paris e, por lá, também tocou em outras grandes orquestras, levando não somente os nomes de Rio Tinto e da Paraíba, mas do Brasil inteiro para os mais elevados e refinados recantos da música mundial.
Filho do também músico Antônio Cruz, Amilton nasceu e viveu até os 20 anos mais ou menos ali naquela primeira casa do bloco de baixo da rua da Praça onde, por muito tempo, inclusive, também residiu o saudoso escritor João Batista Fernandes, o Batistinha.
Infelizmente, até hoje, não foi homenageado nem mesmo com um nome de rua na cidade. Mas não há de ser nada. O que vale mesmo é que, saído de Rio Tinto, Hamilton Cruz arrebentou mundo afora e pode chegar no Rio de Janeiro, São Paulo e nas Europas que o nome dele está lá nos mais importantes compêndios da música brasileira e internacional.

2 comentários: