Slide

Pesquisar

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Ernani de Figueiredo



Ernani de Figueiredo
Ernani Esmeraldo de Figueiredo nasceu em Campos, Rio de Janeiro, em data desconhecida. De acordo com o violonista e musicólogo espanhol Domingos Prat (Diccionario de Guitarristas), ele era considerado como a maior e a indiscutível autoridade do violão no Brasil em sua época. Teve sólida formação musical, iniciando seus estudos em Campos com os professores Leopoldo Muylaert, Francisco Chagas e Lourenço Soares.
O professor Vicente Marins Rangel Junior, no livro Recortes da Memória Musical de Campos,1839-1965, Edições Damadá, 1992), informa: Ernani de Figueiredo foi admitido na Sociedade Musical Lyra de Apollo em 1889, constando no registro que era solteiro e exercia a profissão de alfaiate. Ainda segundo o estudioso, o violão – para o músico, que já tocava trombone e dominava a técnica do violino – era um ilustre desconhecido, que só lhe surgiu na vida por insistência do amigo de infância Pedro Silva, que o estimulou a aprender a tocar tal instrumento.
Ensinar violão sem saber tocá-lo transformou-se num desafio para o música campista, quase uma obsessão. Quando o Método de Violão de M. Carcassi lhe chegou às mãos, percebeu que o desafio era ainda maior do que supunha.
Nas anotações preparadas para uma conferência que faria em Campos e que não chegou a ser realizada em razão de sua morte (publicadas na revista O Violão, em fevereiro de 1929), ele escreveu: “No violino, sob as vistas do Maestro Francisco Chagas, tive após os exercícios da primeira posição, os da segunda e os de todas as outras pela ordem numérica. Entretanto no violão estudamos a primeira posição, depois a segunda e passamos para quarta, quinta, sétima e nona... só depois é que vamos conhecer a terceira, sexta, oitava e decima. Assim, a circunstancia que se me antalhou como um obstáculo invencível, chegou a inspirar-me a ideia que o método estava errado....” (sic)
Vencidos os obstáculos iniciais, Ernani fez primeira apresentação pública em 29 de abril de 1903 no Grêmio  Campista interpretando Carnaval de Veneza e Impromptu Pathetique, esta última de sua autoria (Correio da Manhã, 6 maio de 1903, página 3). Nas já citadas anotações da conferência não realizada em Campos, ele acrescenta que se apresentou no Grêmio Musical Carlos Gomes e no Theatro S. Salvador, mas não especifica as datas.
Fonte:
http://www.violaobrasileiro.com.br/dicionario/visualizar/ernani-de-figueiredo AGUARDANDO AUDIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário