Slide

Pesquisar

terça-feira, 24 de março de 2015

Mário Casali



Mário Casali
(1930-2003), foi um dos mais requisitados pianistas do Brasil.
Músico de formação clássica e erudita, foi inserido precocemente nas bandas de Jazz e popular de seu pai, Egisto Casali. Tocava praticamente escondido na noite paulistana pois era menor de idade. Era figura certa para acompanhar ilustres cantores e cantoras que viajavam ao Brasil em suas apresentações.
Após viajar pela Europa tocando em navios e em cidades tradicionais, voltou ao Brasil para casar-se e com Dna. Léa e ser pai de Mário e Loreta. A partir daí tornou-se efetivamente músico de estúdio acompanhando a nata do meio artístico brasileiro. Leny Ewerson, Leny Andrade, Jamelão, Maysa, grande parte do pessoal da Jovem Guarda e também da Tropicália. Era o pianista número 1 de Dick Farney, pois o mesmo precisava de suporte quando saía do piano para cantar ou reger sua orquestra. Acompanhou The Supremes (Diana Ross), The Four Tops, Johnny Mathis.
Nos Festivais da Globo acompanhou os grandes nomes da nossa MPB atual. Seu toque peculiar e refinado ficou marcado em Fellings de Morris Albert.
Nos últimos anos dedicava-se também a lecionar na Universidade Livre de Música onde tem como homenagem a biblioteca com seu nome.
Como Mário Casali, outros milhares de excelentes músicos brasileiros tiveram a mesma trajetória de respeito e responsabilidade. Poucos registros são encontrados desses "Músicos de Estúdio" que ajudaram a fazer a história da música brasileira.
Mário Casali tem como homenagem seu nome naBiblioteca da Universidade Livre de Música Tom Jobim. Foi durante anos Arregimentador, Pianista e arranjador da Copacabana Discos. Participou das primeiras transmissões de TV Tupi. E já foi premiado como o melhor músico do ano pela Ordem dos Músicos do Brasil. Fonte: Mário Casali Filho (Publicitário e Jornalista)
Ouça abaixo o belo piano de Casali acompanhando o cantor Morris Albert no seu maior sucesso, Feelings

Nenhum comentário:

Postar um comentário