Slide

Pesquisar

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Wilson Curia




Wilson Curia
Wilson Curia iniciou seus estudos de piano aos 13 anos, tendo sido aluno de Paul Urbach, H. Koellreutter, Nellie Braga e Maria Helena Silveira.
Em 1.954, enquanto cursava o curso de Direito da PUC / SP – Pontifícia Universidade Católica – venceu o concurso para a escolha do melhor pianista amador de Jazz de São Paulo. .
Participou na TV Record da primeira apresentação de Sarah Vaughan no Brasil, acompanhado por Azeitona (baixo) e Chim (bateria).
Participou com Sergio Mendes de um dos primeiros concertos de Jazz realizados pelo jornal Folha de S.Paulo e foi classificado em uma eleição organizada por esse mesmo jornal. Como um dos melhores músicos de São Paulo.
Em 1.956, durante a apresentação da banda de Dizzy Gillespie em São Paulo, teve a oportunidade de tocar com três de seus melhores músicos: Phil Woods (sax alto), Frank Rehack (trombone) e Marty Flax (sax barítono).
Durante 6 meses fez parte do grupo formado por Hector Costita (sax tenor), Magno D'Alcântara (trumpete), Luiz Chaves (baixo) e Rubens Barsotti (bateria), que se apresentava às 2ªs feiras no Teatro de Arena, em São Paulo.
Atuou também com Booker Pitman (sax alto, soprano e clarinete), Shu Viana (baixo), Maciel (trombone) e “Gafieira” (bateria),numa famosa jam session em homenagem ao Rev. Padre John Crowley que na época excursionava pelo Brasil.
Em 1.959 concluiu o curso de Harmonia Moderna, Improvisação, Arranjo e Orquestração do Berklee College of Music, tendo como professores: Robert Share, Jim Progris e Harry Smith.
A revista Down Beat de março de 1.974, incluiu seu “Moderno Método para Piano Bossa Nova”, como a publicação sobre Bossa Nova mais importante já lançada nos Estados Unidos.
Em 1.979, durante a estada de Liza Minnelli em São Paulo, Wilson Curia foi convidado para acompanhá-la durante um de seus ensaios.
Durante a visita à São Paulo de Harold Danko e Mike Wofford – pianistas de Liza Minnelli e Benny Carter – Wilson teve a oportunidade de tocar com ambos a dois pianos.
Em 1.980 participou com um quarteto do 2º Festival Internacional de Jazz, realizado no Palácio das Convenções do Anhembi / SP, onde se apresentaram 150 músicos nacionais e 70 estrangeiros.
Durante realizações de workshops em São Paulo, teve também a oportunidade de tocar com Jamey Aebersold e Chuck Marohnic.
É autor de vários livros e video-aulas, alguns dos quais sendo distribuídos nos Estados Unidos pela Warner Bros. e Pender's Music Co.
Seus livros fizeram parte da VII Bienal Internacional do Livro, realizada no Ibirapuera em 23 de agosto de 1982.
Esta contou com a participação de 18 países: Brasil, Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Suiça, República Federal da Alemanha, Hungria, México, União Soviética, Estados Unidos, Uruguai, Israel, Angola, Japão, África do Sul e Peru. Foram expostos 70.000 títulos.
Seu Método "Moderno Método para Piano Bossa Nova", encontra-se na Fundação Nippon Gakki do japão e na Lincoln Center Musical Jazz Library em New York. E na biblioteca do Berklee College of Music.
Há vários anos mantém sua escola de piano em São Paulo, tendo tido como alunos vários músicos profissionais, dentre os quais: Hector Costita, Luiz Chaves, José Briamonte, Maestro Branco, Silvio Cesar, Madalena de Paula, Osmar Milito, Aloisio Aguiar, músicos de Roberto Carlos, Jessé, Guilherme Arantes, Roberto Leal, Wanderlea e outros.
Sua escola já recebeu a visita de vários músicos internacionais: Tommy Flanagan, Harold Danko, Marian McPartland, Toshiko Akiyoshi, Mike Wofford, Jamey Aebersold, Chuck Marohnic, Carlton Schroeder e outros.
Participou de vários programas de TV, dentre eles: “Ponto de Encontro” (TV Cultura, com Walter Lourenção), “90 Minutos” (TV Bandeirantes, com Nuno Leal Maia), “Brasil 65” (TV Excelcior, com Bibi Ferreira), "Almanaque" (TV Globo News com Elisabete Pacheco).
Em 5 de Setembro de 2000, Wilson foi homenageado pela "International Association of Jazz Educators" que o agraciou com a " Lifetime Achivement Award " (Placa dada a um único músico em cada país ) como reconhecimento por sua dedicação e relevantes serviços prestados ao Jazz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário