Slide

Pesquisar

quarta-feira, 12 de março de 2014

Adão Pinheiro



Adão Nogueira Pinheiro, O Adão
1938
18.07.2013
Nascido em Santa Maria/RS, como o terceiro filho de uma família de músicos, Adão Nogueira Pinheiro começou a tocar gaita aos 12 anos. A partir daí, participou de programas de calouros na rádio Imembuí, de Santa Maria, sempre tirando primeiro lugar. Com 16 anos, foi morar na capital com seu irmão Edy, que tocava acordeon na Rádio Gaúcha. Nessa época, ao deparar-se com um piano de cauda branco ficou deslumbrado. Meses depois, já dominando o instrumento, fez um teste para entrar no conjunto Nilton Baraldo e passou a tocar com o conjunto na Rádio Farroupilha e na TV Piratini. Nessa época, fez parte do conjunto Flamboyant, e aos sábados, acompanhava Hebe Camargo no canal 5.
 Em seguida surgiu o trio (piano, baixo e bateria) denominado “Adão Pinheiro Trio”, o qual se apresentava diariamente no programa “Ritmos da Tarde” no canal 12, acompanhando Érica Norimar e Elis Regina. O trio também se apresentava em shows, e acompanhou cantores como Wilson Simonal, Nelson Gonçalves, Nora Nei, Peri Ribeiro, Lúcio Catica e Roberto Yanes.
 Em 1968, Adão foi para o México integrar o grupo “Breno Sauer Quarteto”, e nos 3 anos em que morou nesse país, acompanhou os brasileiros Leni Andrade, Peri Ribeiro e Altamiro Carrilho, além de vários cantores mexicanos.
 Retornando à Porto Alegre, trabalhou no Alambique’s Bar, acompanhando inúmeros cantores nacionais como Cauby Peixoto, Dóris Monteiro, Nana Caymmi, Tito Madi e Carlos Lyra.
 Anos mais tarde, criou a banda Edel e o quarteto de Adão Pinheiro. Há 12 anos, começou a fazer parte do grupo Jazz 6, banda formada por L. F. Veríssimo, Geraldo Schüller, Luis Fernando Rocha, Jorge Gehrard e Gilberto Lima. Desde então, vem realizando shows pelo Brasil, e tem 2 cds gravados. Na mesma época, em 1995, gravou seu primeiro cd, chamado “Olhos de Elisa”, nome de uma música que compôs para sua filha Elisa no dia em que ela nasceu.

Um comentário: