Slide

Pesquisar

domingo, 16 de março de 2014

Ed Lincoln



Eduardo Lincoln Barbosa Sabóia, O Ed Lincoln 
Fortaleza, 31 de maio de 1932  — Rio de Janeiro, 16 de julho de 2012
Foi um instrumentista (contrabaixista, pianista e organista), compositor, arranjador e produtor musical brasileiro.
Na cidade onde nasceu, começou a vida como revisor e redator no jornal O Povo. Foi para o Rio de Janeiro em 1951 onde iniciou a carreira artística tocando contrabaixo em clubes e jam sessions. Depois passou para piano e depois Órgão Hammond. Trabalhou com Luís Eça, Dick Farney e Luiz Bonfá na década de 1950 e fez parte de conjuntos de casas noturnas, chegando a gravar um disco com o Trio Plaza, que tocava no hotel Plaza.
Na década de 60 criou um estilo na execução de órgão, que se tornou moda em bailes da época. Depois gravou LPs pela "Musidisc", gravadora da qual foi diretor musical e arranjador. Depois fundou seu próprio selo, o "DeSavoya". Nos anos de 1970 lançou o LP Órgão e Piano Elétrico (1971) pela CID e em 1989 o disco, Novo Toque, pela Elenco/Polygram.
Em seu conjunto, estiveram presentes os cantores Pedrinho Rodrigues, Silvio César, Orlandivo e Tony Tornado.
É conhecido por ter utilizado em seus discos os seguintes pseudônimos: Don Pablo de Havana, Les 4 Cadillacs, The Lovers, De Savoya Combo, Ed Kennedy, Claudio Marcelo, Danny Marcel, dentre outros.
Fez arranjos em gravações dos anos 70 para as cantoras Elza Soares e Beth Carvalho.
Em toda a sua carreira, foi acompanhado por músicos consagrados como Bebeto Castilho, Wilson das Neves, Durval Ferreira, Humberto Garin, Celinho, Claudio Roditi, Luiz Alves, Paulinho Trompete, Alex Malheiros e Márcio Montarroyos.
 

Um comentário: