POR AQUI DESFILARÃO VERDADEIROS GENIOS DA MÚSICA INSTRUMENTAL DO BRASIL DE TODOS OS TEMPOS , ATRAVÉS DESTE BLOG VOCES CONHECERÃO GRANDES INSTRUMENTISTAS, SOLISTAS, IMPROVISADORES, COMPOSITORES, ARRANJADORES, HARMONIZADORES, AQUELES QUE HÁ UM SÉCULO E QUE COM SEUS INSTRUMENTOS FIZERAM O BRASIL DANÇAR, SORRIR, CHORAR, PULAR AO SOM DAS MAIS BELAS INTERPRETAÇÕES. BEM, AGORA É SÓ NO PLAY E VIVA O MUSICO BRASILEIRO
Slide
Pesquisar
sábado, 1 de março de 2014
Paschoal Mellilo
Paschoal Mellilo
Paschoal Melillo (1912 - 1982) foi instrumentista (pianista, acordeonista e saxofonista), líder de orquestra, arranjador e compositor
Nasceu em 14 de abril de 1912 em Itararé-SP, Brasil. Filho do maestro italiano José Melillo e de D. Maria Bote Melillo. Começou a estudar no curso primário da cidade, onde também fazia parte dos escoteiros. Deu sequência a seus estudos no Paraná, em regime de internato. Após terminar o ginásio, cursou regência e composição na Academia de Musica do Paraná.
Foi casado com Lady Melillo e com ela teve uma filha, Maria de Lourdes.
Iniciou a carreira artística em São Paulo no final da década de 1920. Nas décadas de 1930 atuou com seu conjunto no Cassino do Parque Balneário Hotel de Santos, com destaque para a Lady-crooner Wanda Aranuy.
Além das atuações como solista, atuou em conjuntos musicais e orquestras com quatro formações diferentes: “Paschoal Melilo e Sua Orquestra”; “Pascoal Melilo e Seu Conjunto”; “Paschoal Melilo Trio” e “Paschoal Melilo e Seus Guitarristas”.
Em 1952, foi contratado pela gravadora Copacabana, lançando seus primieros discos. Gravou “Gigolette”, de Franz Lehar, em que tocava acordeom acompanhado por seus guitarristas, fazendo arranjos de baião. Gravou também as valsas "Só pelo amor vale a vida", de Zequinha de Abreu e Gabriel Migliori, e "Amando sobre o mar", de Zequinha de Abreu e Marques Jr, e os baiões de sua autoria "Cuco", "Tristonho", "Surpresa", "Ciganinha" e "Gracioso".
Em 1953, grava o maxixe "400 anos", também de sua autoria, em uma homenagem aos 400 anos da cidade de São Paulo, que seriam comemorados no ano seguinte.
Sem duvida seu maior sucesso como compositor foi o baião "Cuco", um dos destaques musicais do ano de 1953, hoje já gravado por diferentes intérpretes. Sua carreira como artista se desenvolveu principalmente em São Paulo. Paschoal Melilo é considerado um dos primeiros intérpretes do baião do Estado.
Faleceu na cidade de São Paulo em 1982.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
https://www.facebook.com/PaschoalMelillo/?ref=ts&fref=ts
ResponderExcluir