Slide

Pesquisar

segunda-feira, 10 de março de 2014

Indio do Cavaquinho



Edinaldo Vieira Lima, O Índio do Cavaquinho
instrumentista, nasceu na cidade de Mata Grande, Alagoas, no dia 20 de junho de 1924. Aos oito anos de idade ganhou um cavaquinho de seu pai e iniciou os estudos como autodidata. Na sua adolescência atuou profissionalmente como músico de banda e integrante de grupos vocais.
Em 1945, Índio se mudou para o Rio de Janeiro, onde foi apresentado a grandes figuras da música brasileira como Orlando Silva, Synval Silva, Geraldo Pereira, Ciro Monteiro, Ataulfo Alves e outros.
Trabalhou durante um ano no regional de Cesar Moreno até constituir seu próprio conjunto que contava com Arthur Duarte (violão de 7 cordas), Lincoln (violão) e Luna (pandeiro). Com este regional atuou em várias estações de rádio e gravou seu primeiro disco no selo ”Star”, em 1950.
Em 1952, convidado por Dante Santoro, ingressou na Rádio Nacional onde permaneceu até 1974. Em 1954, foi contratado pela Columbia onde gravou oito discos 78 rpm. Em 1955 gravou dois Lps na Polidor e um no selo Albatroz.
Faleceu em 13 de maio de 2003.

Um comentário:

  1. Índio do Cavaquinho, fez parte dos 6 Demônios, grupo liderado por Luiz Gonzaga da Silva, Este grupo, também foi integrado por Gordurinha e Jararaca na década de 40 em Delmiro Gouveia.

    ResponderExcluir