Slide

Pesquisar

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Dudu do Banjo



Dudu do Banjo
Francisco Eduardo de Souza Pereira, O Dudu do Banjo, ou O Rei do Banjo (São Paulo, 4 de junho de 1935), é um guitarrista e banjoísta brasileiro.
A carreira artística de Dudu iniciou em São Paulo na década de 1950 com a “Paulistânia Jazz Band”, na qual tocava banjo com o saxofonista Booker Pittman e outros músicos de diversas nacionalidades. Após participar de outras bandas e alcançar renome como banjoísta de jazz tradicional Dudu aderiu à novidade que era o rock'n'roll, fundando, em 1958, a banda The Avalons que lançou discos e singles de sucesso, entre eles China Rock, consagrado como o primeiro riff de guitarra rock instrumental do Brasil.1
Em 1960 Dudu lançou as jam sessions da Folha de S.Paulo. Em 1962 Dudu seguiu a carreira de músico na Europa, começando em Paris, juntando-se ao baterista Ney de Castro com a banda Batucada Brasileira, fazendo diversas temporadas na casa de shows La Grand Severine. Realizou diversas turnês pela Europa com a cantora Miúcha e foi contratado por três anos para apresentações em Míconos e Atenas, na Grécia.
Ao voltar ao Brasil, Dudu passou a integrar a Traditional Jazz Band, com a qual excursionou por diversas cidades nos Estados Unidos, participando, em 1975, do New Orleans Jazz e Heritage Festival[carece de fontes]. No final dos anos 1990, fundou a banda Papadu, com os filhos Emanuel e Ícaro.
No audio Abaixo ouça Dudu acompanhando o clarinetista  Booker Pittman, o famoso tema Sweet Georgia Brown

Nenhum comentário:

Postar um comentário