POR AQUI DESFILARÃO VERDADEIROS GENIOS DA MÚSICA INSTRUMENTAL DO BRASIL DE TODOS OS TEMPOS , ATRAVÉS DESTE BLOG VOCES CONHECERÃO GRANDES INSTRUMENTISTAS, SOLISTAS, IMPROVISADORES, COMPOSITORES, ARRANJADORES, HARMONIZADORES, AQUELES QUE HÁ UM SÉCULO E QUE COM SEUS INSTRUMENTOS FIZERAM O BRASIL DANÇAR, SORRIR, CHORAR, PULAR AO SOM DAS MAIS BELAS INTERPRETAÇÕES. BEM, AGORA É SÓ NO PLAY E VIVA O MUSICO BRASILEIRO
Slide
Pesquisar
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
Betinho
Alberto Borges de Barros, O Betinho
1918 Rio de Janeiro, RJ
Na adolescência acompanhou ao violão, junto com o pai, a cantora Carmen Miranda. Atuou durante vários anos em Buenos Aires na Argentina onde tocou em conjuntos de jazz. Atuou como guitarrista em diversas orquestras, entre as quais, a do maestro Zacarias. De 1941 até 1946, foi instrumentista da orquestra de Carlos Machado, que se apresentava nos cassinos da Urca e de Icaraí. No início da década de 1950, fundou o grupo Betinho e seu Conjunto, que obteve vários sucessos, apresentando-se na Rádio Nacional paulista e na boate Excelsior. Faziam parte do grupo os instrumentistas Bolão, Botinai, Navajas, Hamilton, Bruno, Faisca e Luisinho. Em 1953 estreou em disco com seu conjunto gravando pela Copacabana o baião "É sobremesa", de sua autoria em parceria com Nelson Figueiredo e o choro "Betinho no choro", de sua autoria. O baião "É sobremesa", não fez muito sucesso no Brasil, mas chegou a receber sete gravações na Europa, entre as quais, uma com a orquestra do maestro Roberto Inglês com o título de "Sunrise samba". Em 1954 obteve grande sucesso com o fox "Neurastênico", parceria com Nazareno de Brito, que logo foi regravado seis vezes no Brasil e oito na Argentina, onde também fez muito sucesso, assim como também no Uruguai. Em 1956, o "Mambo do galinho", com Nazareno de Brito foi gravado por Cuby Peixoto no LP "Canção do rouxinol".
Em 1957 tornou-se um dos pioneiros do rock no Brasil ao gravar de sua autoria e Heitor Carrilho o rock "Enrolando o rock". No ano seguinte gravou "Little darlin'", de William, com versão de Heitor Carrilho, o calipso "Baby lover", de Wandra Herrel e o rock "Peanuts" de J. Cock. Na mesma época, o cantor Valdemar Roberto gravou na Polydor a toada "Vou falar de você", de sua parceria com Nazareno de Brito. Em 1959 gravou com sucesso a guarânia "Quero beijar-te as mãos", de Arsênio de Carvalho e Lourival Faissal. Foi um dos primeiros instrumentistas brasileiros a utilizar uma Fender, guitarra elétrica de fabricação norte-americana. Acompanhou com seu conjunto as gravações de diversos artitas, entre os quais, Ronnie Cord, Moacyr Franco em "O rock do mendigo", Gessy Soares de Lima, Rossini Pinto e Cleide Alves. Em meados da década de 1960, transferiu-se para uma gravadora independente, pela qual lançou vários discos de músicas com temática religiosa no estilo rock balada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
alguém sabe como baixar as musicas do betinho e seu conjunto
ResponderExcluir