POR AQUI DESFILARÃO VERDADEIROS GENIOS DA MÚSICA INSTRUMENTAL DO BRASIL DE TODOS OS TEMPOS , ATRAVÉS DESTE BLOG VOCES CONHECERÃO GRANDES INSTRUMENTISTAS, SOLISTAS, IMPROVISADORES, COMPOSITORES, ARRANJADORES, HARMONIZADORES, AQUELES QUE HÁ UM SÉCULO E QUE COM SEUS INSTRUMENTOS FIZERAM O BRASIL DANÇAR, SORRIR, CHORAR, PULAR AO SOM DAS MAIS BELAS INTERPRETAÇÕES. BEM, AGORA É SÓ NO PLAY E VIVA O MUSICO BRASILEIRO
Slide
Pesquisar
sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
Cussy de Almeida
Cussy de Almeida
Natal, 10 de março de 1936 - Recife, 23 de julho de 2010
Foi um violinista, compositor e regente brasileiro.
Nasceu em Natal, onde iniciou, aos cinco anos de idade, música e violino no Instituto de Música do Rio Grande do Norte, escola dirigida por seu pai, Waldemar de Almeida, compositor e professor de piano. Dotado de um prodigioso talento precoce, com apenas seis anos realizou seu primeiro recital em público no Teatro Carlos Gomes daquela cidade. Aos onze, já com um bom domínio do seu instrumento, realizava concertos em várias cidades do Brasil, o que motivou seu pai a transferir a família para o estado de Pernambuco.
No Recife, estudou violino com o prof. Vicente Fittipaldi, que o fez ingressar, com apenas 14 anos de idade, na Orquestra Sinfônica do Recife, a mais antiga orquestra do Brasil. Em 1958, após obter no ano anterior o primeiro prêmio no concurso para jovens solistas da Prefeitura Municipal do Recife, viajou para a Europa estabelecendo-se inicialmente em Paris. Naquele ano estudou com o prof. René Benedetti, do Conservatório Superior de Música, e teve o privilégio de conviver com o compositor Heitor Villa Lobos, que o considerava "um violino de esperança".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário