POR AQUI DESFILARÃO VERDADEIROS GENIOS DA MÚSICA INSTRUMENTAL DO BRASIL DE TODOS OS TEMPOS , ATRAVÉS DESTE BLOG VOCES CONHECERÃO GRANDES INSTRUMENTISTAS, SOLISTAS, IMPROVISADORES, COMPOSITORES, ARRANJADORES, HARMONIZADORES, AQUELES QUE HÁ UM SÉCULO E QUE COM SEUS INSTRUMENTOS FIZERAM O BRASIL DANÇAR, SORRIR, CHORAR, PULAR AO SOM DAS MAIS BELAS INTERPRETAÇÕES. BEM, AGORA É SÓ NO PLAY E VIVA O MUSICO BRASILEIRO
Slide
Pesquisar
terça-feira, 24 de novembro de 2015
Zérró Santos
Zérró Santos
José Roberto dos Santos
* 04/08/1954 Belém, PA, Brasil.
Instrumentista, arranjador, compositor.
O avô de Zérró Santos era mestre de banda no Exército.
Sua lembrança musical mais antiga é uma música que sua mãe punha na vitrola e que o fazia dançar, de autoria de Cartola, com quem, posteriormente, o instrumentista veio a tocar.
Aos dez anos, Zérró Santos ganhou um violão de sua mãe. Ele sempre estudou sozinho, nunca tendo feito aulas de música. "Era tudo na prática."
Apesar de ser autodidata, o baixista considera importante ter uma boa base musical. De tudo o que aprendeu, o que ficou de mais útil, para ele, foram os métodos que mais tarde adquiriu e estudou.
A figura decisiva na formação musical de Zérró Santos foi Edison Machado, com quem tocou e conviveu e com quem aprendeu a executar os arranjos "na marra".
Como instrumentista, suas influências mais importantes são Charlie Haden, Sam Jones e Ray Brown. O aspecto que neles mais chama a atenção do instrumentista é "a maneira de tocar como J. S. Bach."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário