POR AQUI DESFILARÃO VERDADEIROS GENIOS DA MÚSICA INSTRUMENTAL DO BRASIL DE TODOS OS TEMPOS , ATRAVÉS DESTE BLOG VOCES CONHECERÃO GRANDES INSTRUMENTISTAS, SOLISTAS, IMPROVISADORES, COMPOSITORES, ARRANJADORES, HARMONIZADORES, AQUELES QUE HÁ UM SÉCULO E QUE COM SEUS INSTRUMENTOS FIZERAM O BRASIL DANÇAR, SORRIR, CHORAR, PULAR AO SOM DAS MAIS BELAS INTERPRETAÇÕES. BEM, AGORA É SÓ NO PLAY E VIVA O MUSICO BRASILEIRO
Slide
Pesquisar
quinta-feira, 26 de março de 2015
Joaquim Calado
Joaquim Antônio da Silva Callado Júnior
Rio de Janeiro, 11 de julho de 1848 — Rio de Janeiro, 20 de março de 1880
Foi um músico compositor e flautista brasileiro.
Os historiadores o consideram como um dos criadores do choro ou como o pai dos chorões. Por volta de 1870, Callado formou um dos grupos mais famoso que se chamou " Choro Carioca", era constituído por um instrumento de solo, no caso sua flauta de ébano, dois violões e um cavaquinho, onde os acompanhantes, ou os três instrumentistas de cordas, tinham boa capacidade de improvisar sobre o acompanhamento harmônico, que é a base do choro.
O compositor trabalhou e conviveu com inúmeros chorões, que se destacaram naquela fase de fixação da nova maneira de interpretar as modinhas, lundus, valsas e polcas. Dentre eles, o seu amigo e aluno, o flautista Viriato Figueira e sua também amiga Chiquinha Gonzaga.
Morreu aos 31 anos no Rio de Janeiro de meningo-encefalite perniciosa. Deixou quatro filhos com Feliciana Adelaide Callado: Alice Callado Corrêa, Luísa Callado Ribeiro de Castro, Elvira Callado e Artur da Silva Callado.
Abaixo Flor Amorosa musica de Callado interpretada por Altamiro Carrilho (Flauta)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário